14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

MEC e Universidade de Macau discutem parceria

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), recebeu uma delegação de Macau nesta sexta-feira, 21 de junho. O objetivo do encontro foi discutir as relações já existentes entre o país asiático e as universidades brasileiras, bem como os planos para o futuro dessa cooperação, a fim de fortalecer o vínculo entre as partes e fomentar novas parcerias com outras instituições de educação superior brasileiras não contempladas. 

O secretário da Sesu, Alexandre Brasil, agradeceu a visita e defendeu a importância da colaboração entre os países. “Na Secretaria, somos responsáveis por 69 universidade federais e há um processo de incentivo com as redes para buscar uma ampliação da qualidade do ensino na educação superior. Dessa forma, a cooperação internacional é uma estratégia fundamental para o avanço e aprofundamento da etapa de ensino”, declarou. 

Segundo o secretário, conversar sobre essa parceria com Macau representa a oportunidade de fortalecimento do processo de internacionalização da educação superior. “Temos focado, cada vez mais, no desenvolvimento de tecnologias e nas áreas de conhecimento do futuro, como engenharias e robótica, e sabemos da especialidade da Universidade de Macau nesses campos e dos ganhos que essa parceria pode nos trazer”, afirmou. 

Universidade de Macau – Fundada em 1981, a Universidade é uma instituição pública que conta com 15 mil alunos. Desde o início, ela tem foco na internacionalização, com cerca de 80% do corpo docente oriundo do exterior.  

Além de ser o terceiro maior centro de formação em língua portuguesa do mundo, a Universidade de Macau possui dez unidades: a Faculdade de Letras, a Faculdade de Gestão de Empresas, a Faculdade de Ciências da Educação, a Faculdade de Ciências da Saúde, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Faculdade de Ciências Sociais, o Colégio de Honra, a Escola de Pós-Graduação e o Centro de Educação Contínua. 

Delegação – A comitiva macaense ainda ficará no Brasil para participar do Encontro Anual da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), a ocorrer entre os dias 24 e 26 de junho, no Rio de Janeiro. O grupo também visitará algumas universidades brasileiras, dentre elas: a Universidade de Brasília (UnB) e as Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG). Chefiam a delegação o reitor da Universidade de Macau, Younghua Song, e o vice-reitor de Assuntos Globais da instituição, Rui Paulo Martins. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *