Maricá promove diversas ações na Semana Mundial do Meio Ambiente

O município de Maricá vai promover de terça-feira a domingo (de 04 a 09/06) uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima quarta-feira (05/06). A iniciativa da Secretaria de Cidade Sustentável traz em sua programação exposições, oficinas, palestras e caminhada ecológica nas Unidades de Conservação do Espraiado e Silvado e ações na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Nesta quarta-feira (04/06), a partir das 10h, haverá a oficina de “Sabão do Morro” na Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá (Apasemar), do Silvado, em parceria com o Instituto Inova Escola Zero Hum.

Já na quinta-feira (05/06), das 08h às 16h, terá uma exposição na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com a participação de diversos órgãos da Prefeitura, entre eles: a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Secretaria de Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), as Secretarias de Educação, Cultura, de Proteção e Defesa Civil, Turismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado e Comunicação, além do Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam) da Guarda Municipal. Também estarão presentes representantes do Parque Estadual Serra da Tiririca (Peset), Projeto Sigas Maricá, Projeto Aruanã, Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), entre outros parceiros.

O Refúgio de Vida Silvestre (Revis) vai receber na quinta-feira (06/06) a oficina “UPCYCLING, Transformar e Renovar”. A atividade acontecerá em dois horários: 9h e 13h30, e terá como parceiros o Instituto Inova Rio e a Escola Municipal de Idosos da Secretaria de Educação.
Mais tarde, às 18h, haverá palestra e observação de estrelas e planetas com alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) na Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá (Apasemar), do Silvado. Entre os parceiros, estão o IFF e AstroTrilhas.

A programação conta ainda com caminhada ecológica e plantio de mudas com alunos do projeto “Maricá Mais Esporte”, que será realizada no sábado (08/06), a partir das 9h na Apasemar, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.

Fechando a semana de atividades, uma exposição da fauna e da flora de Maricá e doações de mudas acontecerão no domingo (09/06) durante o evento Espraiado de Portas, no Espraiado. A ação acontece em parceira com a Secretaria de Turismo.

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente

Terça-feira (04/06)
10h – Oficina “Sabão do Morro” na Apasemar do Espraiado

Quarta-feira (05/06)
08h às 16h – Exposição na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro

Quinta-feira (06/06)
09h – Oficina “UPCYCLING, Transformar e Renovar” no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) no Espraiado

13h30 – Oficina “UPCYCLING, Transformar e Renovar” no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) no Espraiado

18h – Palestra e observação de estrelas e planetas com alunos do IFF na Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá (Apasemar), do Silvado

Sábado (08/06)

09h – Caminha ecológica e plantio de mudas com alunos do projeto “Maricá mais esporte” na Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá (Apasemar), do Silvado

Domingo (09/06)

09h – Exposições da fauna e flora de Maricá e doações de Mudas no REVIS em conjunto ao Espraiado de Portas Abertas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *