MAR de Música: edição especial Funk abre temporada de 2024 com batalha de DJs

Evento acontece durante a realização do I Encontro Ibero-americano de Cultura da OEI

 

O MAR de Música está de volta ao Museu de Arte do Rio na terça-feira, dia 09 de abril, a partir das 18 horas. O projeto inicia sua temporada de 2024 com o baile black denominado “A luta do século” com os DJs Sir Dema e Lúcio Branco, da Equipe SOUL, BABY, SOUL, e os DJs Zé Octávio, Preto Serra e Paulo Futura, da Equipe BLAX. Além dos DJs haverá apresentação do MC Bala Machine, mais dançarinos da resistência do Black Soul e exibição do curta-metragem Big Boy Show, de Leandro Petersen. Além disso, o grupo de passinho MC Tchelinho também se apresentará. O evento, que acontece no pilotis do MAR, é gratuito.

O MAR é um museu da Secretaria de Cultura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Roberto Marinho. Na mesma data desta edição do MAR de Música acontece o I Encontro Ibero-Americano de Cultura da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), evento que será sediado no Museu de Arte do Rio, onde centenas de agentes culturais da América Latina e Europa participarão de palestras e debates sobre cultura, educação, inovação e sustentabilidade.

O MAR de Música – edição especial FUNK, reunirá duas festas irmãs e da mesma geração, como uma homenagem às grandes equipes de som que construíram o Movimento Black Rio e que estão retratadas na primeira sala da exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”. A batalha entre os DJs irá relembrar os memoráveis duelos de equipes como a Soul Grand Prix, Cash Box, Dynamic Soul, Furacão 2000, entre outras, que levavam centenas de jovens do subúrbio do Rio de Janeiro para as chamadas festas blacks em clubes, ginásios ou espaços culturais. Estes “ecos” do Movimento Black Rio ainda hoje se refletem em derivações como os “Bailes de Charme”, “Bailes de Funk Carioca” e “Bailes de Hip Hop”, por todo território nacional.

MAR de Música

O projeto, criado em 2014, nasceu com o objetivo de aproximar a linguagem musical do espaço do museu, e assim unir as artes visuais e a música. Ao todo, já foram realizadas 61 edições, levando aos pilotis do MAR um público de mais de mais de 60 mil pessoas. Vários artistas já passaram pelo MAR de Música, entre eles: Otto, Letrux, Elza Soares, Diogo Nogueira, Linn da Quebrada, o rapper BK, o grupo Samba Que Elas Querem e Galocantô.

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

 “O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor e a Globo como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

A Machado Meyer Advogados e a Wilson Sons também apoiam o MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

MAR de Música

Local: Museu de Arte do Rio -Praça Mauá, 5, Centro

Dia: terça-feira, 09 de abril

Horário: 18h às 22h

Entrada gratuita  –  Evento sujeito à lotação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *