Mangaratiba: Meio Ambiente realiza Consulta Pública para criação da ‘Área de Proteção Ambiental da Ilha Verde’

Preservação ambiental e cultural. A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), promoveu nesta quarta-feira (15) uma Consulta Pública com a proposta de Criação da ‘Area de Proteção Ambiental (APA) Municipal da Ilha Verde’. O encontro aconteceu na sede do Parque Estadual Cunhambebe, localizado no Sahy. A próxima reunião acontece no dia 20/05 no Centro Cultural Cary Cavalcanti.
No encontro foram apresentadas as etapas de elaboração do projeto da futura Unidade de Conservação do município, a ‘APA da Ilha Verde’, prevista para ser instalada no distrito de Muriqui. A ação faz parte das cinco etapas necessárias do processo de criação. Sendo elas: identificação da demanda, elaboração de estudos técnicos, consulta pública, aprovação da Lei Municipal e implementação das estruturas físicas da unidade aprovada.
O Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba, Cláudio Maia, celebrou o importante passo para a criação da ‘APA da Ilha Verde’.
“Estamos satisfeitos em apresentar o projeto depois de muita pesquisa e estudo. Sabemos do grande potencial histórico, cultural e ambiental de Mangaratiba, e queremos impulsioná-lo. A criação da ‘APA da Ilha Verde’ vai proteger as espécies raras de animais e plantas que existem no local, e será uma opção de lazer para os moradores, além de estimular a economia local. Quero agradecer as equipes da SMMA, sem eles não seria possível montar esse plano de criação, e o Prefeito Alan Bombeiro por todo o apoio”, declarou o secretário.
A Consulta Pública contou com a participação do Subsecretário de Meio Ambiente, Alan Vidal, do Secretário de Defesa Civil, Cel. Paulo Rogério Escarani, e a presença de agentes do Grupamento de Proteção Ambiental, da SMMA, da Secretaria de Defesa Civil, de representantes do Instituto Boto Cinza, do Parque Estadual Cunhambebe e servidores das secretarias municipais.
Conheça o Projeto da ‘Area de Proteção Ambiental Municipal da Ilha Verde’
O projeto da ‘APA da Ilha Verde’ foi desenvolvido em conjunto pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, do Parque Estadual Cunhambebe (PEC) e do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), através de cooperação técnica. A ideia é transformar um espaço que era utilizado para extração mineral, em uma área de preservação ambiental e de lazer para os moradores.
A infraestrutura, que será executada através de recurso de compensação ambiental, vai contar com cais para embarque e desembarque de embarcações, estacionamento próprio, trilha ecológica, acessibilidade, deck de observação, tirolesa e rapel, mirante com binóculos fixos, centro de memória e história do antigo trem macaquinho de Mangaratiba.
Através da construção, o projeto prevê a promoção da beleza cênica local, o fomento ao turismo sustentável, o aumento de ICMS ecológico da cidade (Mangaratiba ocupa o terceiro lugar no ranking estadual), reverter o passivo ambiental da antiga pedreira, promover pesquisa científica, educação ambiental e lazer, além de frear o crescimento desordenado de construções na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *