Luta Antimanicomial é lembrada em Mesquita

Atividade marcou manhã do dia 18, com muita música na Praça da Telemar

 

Em 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para dar mais visibilidade à causa, o CAPS III Casa Azul realizou, na manhã da data, uma passeata. A atividade começou na Rua Tenente Aldir Soares Adriano, no Cruzeiro do Sul, até a Praça João Luiz do Nascimento, também conhecida como Praça da Telemar, no Centro. Lá, aconteceu uma concentração com música e cartazes, chamando atenção de quem passava.

 

“Hoje é um dia que buscamos por liberdade para aqueles que necessitam de atendimento psiquiátrico, para que tenham a possibilidade de estar no cotidiano como qualquer outra pessoa que seja rotulada como normal”, frisa o enfermeiro e técnico de saúde mental do CAPS III Casa Azul, Thiago Valentim.

 

Durante a ação, familiares e pacientes assistidos pelo equipamento promoveram música ao vivo e conscientização dos munícipes sobre a causa. Janaina de Sá, de 42 anos, passava por ali no momento e deixou seu apoio à luta. “É uma área, muitas vezes, esquecida, que precisa de apoio e campanhas para dar voz a esses usuários. Estou muito feliz de ver esse movimento na rua” declara a mesquitense, que também é profissional de saúde mental.

 

“A luta está inserida nas disputas do cotidiano, como, por exemplo, no posicionamento e nas ações contra a atualização da ideia do manicômio e as internações nas comunidades ditas terapêuticas ou mesmo nos manicômios que ainda restam” reforça a coordenadora técnica do CAPS Casa Azul, Helen Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *