Lula volta à Casa Rosada como presidente da República depois de 13 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido nesta segunda-feira pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires, na primeira viagem internacional do petista após tomar posse. O mandatário brasileiro volta à Casa Rosada, sede do governo local, na condição de chefe de Estado depois de 13 anos. O encontro marca uma nova fase da relação entre os dois países, abalada durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que procurava se manter distante do mandatário vizinho por falta de alinhamento ideológico.

Com a visita a Buenos Aires, Lula retoma a tradição da diplomacia brasileira de a Argentina ser o primeiro destino dos presidentes após chegarem ao Palácio do Planalto. O petista tem como foco principal reaproximar a agenda econômica entre os dois países. Lula e Fernández devem assinar nesta segunda-feira um acordo de cooperação logística e de desenvolvimento nas áreas de ciência e tecnológia voltada à Antartida, onde o Brasil mantém uma base militar.

Os dois presidentes devem discutir parcerias com “efeitos concretos rápidos”, como as ligadas a crédito e exportação, segundo o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim. Ele ocupou o posto durante o primeiro período mandato de Lula no Planalto e hoje é assessor especial do presidente para assuntos internacionais.

— A relação com a Argentina é a base de toda a integração com a América Latina — resume Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *