Lula anuncia encontro com Maduro na Argentina, mas Caracas desiste após cancelar participar na Celac

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que se encontraria com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira em Buenos Aires, na Argentina. Mas a reunião, prevista para ocorrer às 16h no hotel onde a delegação de Lula está hospedada na área central da cidade, foi cancelada posteriormente por Caracas, anunciou o Palácio do Planalto em comunicado.

Integrantes do governo Lula afirmaram ao GLOBO que Maduro, que era esperado para participar da cúpula da Comunidade de América Latina e Caribe (Celac) nesta terça-feira, não virá mais para a Argentina por decisão da segurança nacional venezuelana.

Integrantes do governo venezuelano disseram a auxiliares de Lula que não conseguiram garantir as condições necessárias segurança do líder durante sua estada no país.

Com o cancelamento da vinda de Maduro, o governo brasileiro e venezuelano tenta estabelecer um encontro bilateral por videoconferência.

Seria a primeira vez que Lula e Maduro se encontrariam na condição de chefes de Estado. Nos primeiros mandatos do presidente brasileiro, Maduro era chanceler da Venezuela (2006-2013) e presidente da Assembleia Nacional (2005-2006).

No encontro, deveria ser abordada a situação da Venezuela em relação ao Mercosul, já que o país foi suspenso do bloco econômico em 2016.

O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) afirmou, em entrevista à GloboNews neste domingo, que o governo Lula deve retomar o diálogo com a Venezuela, criticando a forma como as relações com o país foram conduzidas no governo de Jair Bolsonaro:

— Temos disposição de retomar diálogo com Venezuela. Essa visão ideológica conduzida pelo governo anterior só trouxe prejuízos ao Brasil. Queremos retomar relação respeitosa com Venezuela.

Na Argentina, Lula manterá uma série de reuniões bilaterais e priorizará conversas com chefes de Estado com os quais ainda não teve encontros. Está previsto um encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Nesta segunda-feira, Lula mantém um encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, para retomar os laços entre os dois países, que ficaram esgarçados durante o governo Bolsonaro.

Lula chegou na noite de domingo a Buenos Aires, em sua primeira viagem internacional desde que tomou posse. Nos dias seguintes à eleição, em novembro, o petista havia feito uma viagem à cidade egípcia de Sharm el-Sheikh para participar da COP27, a conferência ambiental da ONU, com uma escala em Portugal na volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *