3 de novembro de 2026
DESTAQUEEsportesNotícias

Gabriel Medina quebra jejum, vence em Cloud 9 e assume vice-liderança da WSL

Foram 1.285 dias de espera. Sem vencer na elite desde Margaret River 2023, em abril daquele ano, Gabriel Medina voltou a conquistar uma etapa do Circuito Mundial da WSL na madrugada desta terça em Cloud 9, nas Filipinas. O título veio com uma vitória sobre o australiano Jack Robinson na final. Antes disso, Medina bateu ninguém menos que o líder do ranking Yago Dora na semi.

A vitória após três vices na temporada faz o tricampeão mundial subir da quarta para a segunda colocação do ranking. Italo Ferreira, Griffin Colapinto (EUA) e Miguel Pupo fecham o top-5.

A etapa decisiva do CT acontece de 8 a 20 de dezembro em Pipeline, no Havaí, quando o campeão mundial de 2026 será conhecido. Os oito primeiros do ranking entram direto no round 4 num evento que distribui 15,000 pontos (e não 10,000 como nas etapas regulares) ao campeão.

A final

A final começou com o australiano surfando a primeira onda. A nota foi um 6.17. Medina respondeu na sequência, pegando uma onda de 7.50. Pouco depois, Jack Robinson dropou a sua segunda onda, recebendo 5.00 dos juízes. Só que Gabriel Medina estava nos seus melhores dias. Tanto que, na metade da bateria, o tricampeão mundial achou um tubaço, ganhando 9.43 e jogando o rival para a combinação.

Precisando somar pontos, o australiano passou a arriscar mais. A 16 minutos do fim, ele entrou num tubo, mas sofreu uma queda, levando 6.27. Na sequência, porém, Robinson surfou para um 8.23, saindo da combinação. Dono da prioridade, Gabriel tratou de marcar o australiano nos minutos finais. A estratégia deu certo e a vitória ficou mesmo com Gabriel Medina por 16.93 a 14.50.

Medina vence Yago na semifinal

A aguardada semifinal entre Yago e Gabriel começou bastante movimentada. Medina saiu na frente com uma onda espetacular de 8.83. O líder do ranking, por sua vez, respondeu com uma nota 7.00. Passados alguns minutos, Medina computou um um 4.17. Já Yago tratou de pegar uma onda de 6.50, assumindo a liderança da bateria.

Mordido, Gabriel não deixou por menos. Com um 6.93, ele voltou ao primeiro lugar, deixando Yago a um 8.77 da virada. Precisando de uma onda salvadora, o dono da lycra amarela foi para o tudo ou nada nos minutos finais, mas não conseguiu reagir. Vitória de Gabriel Medina por 15.76 a 13.50.

Semifinal masculina

  1. Jack Robinson (AUS) 16.63 x Ethan Ewing (AUS) 16.00
  2. Yago Dora (BRA) 13.50 x Gabriel Medina (BRA) 15.76

 

Final masculina

  1. Jack Robinson (AUS) 14.50 x Gabriel Medina (BRA) 16.93

 

Caitlin Simmers campeã

No feminino, o título ficou com a americana Caitlin Simmers, que saltou três posições no ranking, assumindo a terceira colocação. Na semifinal, ela venceu a havaiana Carissa Moore em bateria polêmica. Carissa, que foi punida por uma interferência, acabou tendo uma nota retirada, o que foi determinante para a derrota por 9.43 a 5.67. Na final, a vítima foi a australiana Isabella Nichols, derrotada por Caitlin por 12.00 a 10.77.

Semifinal feminina

  1. Caitlin Simmers (EUA) 9.43 x Carissa Moore (HAV) 5.67
  2. Isabella Nichols (AUS) 10.17 x Tyler Wright (AUS) 7.00

 

Final feminina

  1. Caitlin Simmers (EUA) 12.00 x Isabella Nichols (AUS) 10.77

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *