Itatiaia: Jornada Regional reúne representantes de cidades das Agulhas Negras  

Nesta quarta-feira (05/07), representantes de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis, participam da Jornada do Turismo Fluminense – edição Agulhas Negras. O evento, realizado durante todo o dia, na Associação Educacional Dom Bosco, está acontecendo nas 12 Regiões Turísticas do Rio de Janeiro e tem como objetivo a construção de Planos de Ação Regionais, alinhados com o Plano Estratégico do Turismo RJ+10 Anos, em fase de execução pela SETUR (Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro) e TURISRIO.  

O Secretário de Turismo de Itatiaia, Denilson Sampaio, informa que além da UFF (Universidade Federal Fluminense), instituição responsável pela elaboração do Plano Estratégico do Turismo RJ+10 Anos, são parceiros institucionais da SETUR e da TURISRIO nesta iniciativa o SEBRAE-RJ, a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado, a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).  

Durante a Jornada do Turismo Fluminense – edição Agulhas Negras aconteceu a palestra “O Planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, ministrada pela Consultora do SEBRAE-RJ, Ana Cláudia Peixoto. No evento, a Diretora de Gestão e Desenvolvimento da SETUR-RJ, Valéria Lima, e o professor Carlos Alberto Lidízia, Coordenador da UFF, apresentaram o Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos e a Lei Estadual de Turismo.  

Valéria Lima abordou ainda a metodologia utilizada no Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos. Grupos de Trabalho foram compostos para as oficinas de elaboração do Plano de Ação Regional, com mediação de Consultores do SEBRAE e apoio de Professores convidados e da equipe da SETUR-RJ / TURISRIO. O evento encerrou-se com a apresentação das principais ações propostas pelos Grupos de Trabalho e definição dos próximos passos.  

O Secretário de Turismo de Itatiaia, Denilson Sampaio, avaliou o encontro como positivo. Segundo ele, estes encontros são fundamentais para o planejamento dos municípios e regiões fluminenses, contribuindo para a interiorização e o desenvolvimento do turismo no estado do Rio de Janeiro de modo integrado e sustentável. 

– Itatiaia entende a importância de participar deste processo, seja como Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil, estando diretamente envolvidos com o setor e sendo agentes importantes na construção do Plano de Ação Regional do Turismo – comenta Denilson.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *