14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Itatiaia realiza mutirão de exames de endoscopia

Vinte pacientes de Itatiaia realizaram neste sábado (04/03) exames de Endoscopia Digestiva Alta. De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, há uma demanda reprimida de 208 pacientes e alguns aguardam pelo procedimento há  cerca de dois anos.

“Para essa ação foi disponibilizada uma equipe com médico endoscopista, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de colaboradores das áreas administrativas e de apoio” informa.

Luiz Eduardo salienta que o exame é importante para identificar várias patologias, como esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, tumores no esôfago, estômago e duodeno, úlceras gástricas e a presença da Helicobacter Pylori, bactéria responsável pela maioria dos casos de úlceras e gastrite crônica.

– Vale ressaltar que já fazíamos o serviço no município, porém havia apenas um profissional realizando os procedimentos e a chegada de mais profissionais nos possibilita aumentar o número de avaliações  e, com isso, gradativamente, zerar a fila de espera. Com a maior oferta de exames, atenderemos uma importante demanda assistencial e os serviços se fortalecem enquanto equipe – destaca.

O Secretário de Saúde adianta que novos mutirões de endoscopia vão acontecer nos próximos dias. Segundo ele, a ideia é que aconteçam quinzenalmente. “Nossa intenção é realizar também mutirões de exames em outras especialidades. Estamos acertando detalhes do planejamento dessas ações”, comenta.

Pacientes

Luiz Cláudio Santiago, há cerca de oito meses aguardando a endoscopia, avalia como bastante positivo o mutirão deste sábado (04/03). Segundo ele, trata-se de um procedimento que muitos não têm condições de pagar pela sua realização. “Muita gente precisa desse exame. Ele chegou na hora certa”, disse.

Quem também considerou como importante o mutirão foi Cristóvão Magalhães. Ele aguardava pela endoscopia há um bom tempo e destacou sua expectativa em ver os mutirões acontecendo, em breve, em outras especialidades. “A gente tem que pensar coletivamente. Que a nossa saúde continue assim, se desenvolvendo cada vez mais”, afirma.

Especialidades

O prefeito Irineu Nogueira comemorou a realização do mutirão de exames de endoscopia. Segundo ele, a equipe da Secretaria de Saúde vem trabalhando bastante para estender a iniciativa a outras especialidades.”Esse mutirão acontecerá de 15 em 15 dias até zerar a fila. Temos muito a fazer na saúde, mas cada passo dado merece ser comemorado pois estamos trabalhando dia a dia, incansavelmente, para avançar”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *