Itatiaia: Propostas para melhorias da Saúde foram discutidas durante a segunda Pré-Conferência, realizada em Penedo

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura,através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde da última sexta-feira (10), a segunda Pré-Conferência da Saúde. O encontro, realizado na Quadra do Centro Comercial de Penedo (Formigueiro), contou com a presença de representantes da saúde do município e da sociedade civil.  

Durante a Pré-Conferência, a comunidade local teve a oportunidade de discutir propostas de melhorias para o bairro, tendo como base os 5 eixos temáticos da Conferência Nacional. Todas as sugestões serão encaminhadas para apreciação durante a Conferência Municipal e se aprovadas, encaminhadas para as etapas estadual e posteriormente, Federal.  

Dentro das discussões do primeiro eixo “O brasil que temos e o Brasil que queremos, financiamento do Sus e valorização do Trabalhadores Sus”, as principais sugestões levantadas foram: a implementação da rede de assistência móvel de urgência e emergência, a criação de uma central de ambulância, a ampliação da equipe de pronto atendimento 24 horas e a construção de uma nova unidade de Programa Saúde da Família, por conta do aumento populacional do bairro.  

No segundo eixo, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas – Participação social”, as propostas de destaque foram a criação de um programa de terapia alternativa e a implementação do serviço de saneamento básico de Educação ambiental, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação.  

Na sequencia, no eixo 3, “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Consolidação dos princípios do SUS”, as sugestões dos moradores foram para fortalecer a atenção primária da saúde, melhorar o atendimento pré-natal, a comunicação entre a atenção primária de saúde e a maternidade, os contratos e exames e o serviço de assistência domiciliar de modo geral.  

E no quarto e último eixo, “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas – Rede de atenção à saúde, Assistência farmacêutica e Rede de atenção à saúde da mulher e da criança”, as observações feitas pelos participantes foram para promover melhorias no atendimento para suprir os exames realizado fora do município, para melhorar o atendimento à gestante, fortalecer a fisioterapia domiciliar e consultas com especialistas e a farmácia básica.  

As pré-conferências representam etapas preparatórias para a XI Conferência Municipal de Saúde marcada para acontecer no dia 11 de março, das 8h às 17h, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no Campo Alegre. Esse ano o tema será “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.  

Além de Penedo, também foi realizada pré-conferência no bairro Vila Flórida  e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, “Os encontros foram importantes para a população apresentar as sugestões para serem levadas para a Conferência Municipal, de forma a contribuir com as discussões em prol da melhoria da saúde do município.  

O Regimento Interno da XI Conferência Municipal de Saúde pode ser conferido no site da Prefeitura por meio do link: BO_203_2022-2-1-assinado.pdf (itatiaia.rj.gov.br)  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *