Itaperuna: equipe de Educação em Saúde realiza ação informativa em mais de 40 escolas

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realiza uma série de ações educativas e informativas com a equipe especializada de Educação em Saúde.

Nos últimos três meses, a equipe tem sido incansável em sua missão de levar conhecimento e prevenção aos estudantes das escolas do município. Munidos de informações cruciais sobre o combate ao Aedes aegypti, eles percorreram mais de 40 instituições de ensino de fevereiro a abril de 2024, levando instruções e o compromisso com a saúde pública.

Na última quinta-feira, 25, a equipe esteve no Colégio Estadual Senador Sá Tinoco, em Boa Ventura. O coordenador da CVAS, José Maurício Ferreira Jorge, falou sobre este importante trabalho:

“Esse trabalho de conscientização nas escolas faz parte do nosso planejamento, afinal, educação e informação são armas importantes no combate ao mosquito; e os alunos são mais receptíveis às nossas informações. De fevereiro para cá, a equipe visitou mais de 40 escolas, desde a Educação Infantil, ensinos Fundamental e Médio, até o Técnico”, explica o coordenador.

É muito importante intensificar os esforços de combate ao mosquito transmissor de doenças graves, como a dengue, zika e chikungunya. Conscientes disso, a equipe de saúde tem se dedicado a educar os jovens sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti e adotar medidas preventivas em suas casas e comunidades.

Ao adentrar nas salas de aula, os profissionais não apenas compartilham informações técnicas, mas também estabelecem uma conexão genuína com os alunos, transmitindo a importância vital de cada gesto na luta contra o mosquito. Com uma abordagem dinâmica e envolvente, eles utilizam recursos visuais e histórias reais para capturar a atenção dos estudantes e garantir que a mensagem seja absorvida de maneira eficaz.

Com essa abordagem proativa e comprometida, a equipe da Secretaria de Saúde de Itaperuna está plantando as sementes de um futuro mais saudável e seguro para toda a comunidade. Essa é uma batalha que só pode ser vencida com a participação ativa de todos, e cada visita às escolas representa um passo firme na direção certa.

 

FALE COM A CVAS

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – [email protected] – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *