Itaperuna: bate-papo sobre ISTs, dengue e doenças bucal na UBS São Mateus

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza uma série de ações e campanhas educativas e preventivas no município, incluindo “sala de espera” em UBS (Unidade Básica de Saúde) nos bairros e distritos.

A UBS São Mateus foi o local escolhido para importante bate-papo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O encontro foi realizado na quarta-feira, 20, com a enfermeira Carmen Lúcia e a Dra. Mayara Rodrigues Vieira. Ainda foi abordado o tema sobre prevenção odontológica de doenças bucal.

O combate ao mosquito Aedes aegypti foi o ponto de partida, onde a importância da prevenção e eliminação de criadouros foi destacada como uma batalha coletiva contra as doenças transmitidas pelo inseto.

Em seguida, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram trazidas à tona, despertando reflexões sobre a necessidade de práticas sexuais seguras, além do acesso a informações e serviços de saúde.

Por fim, a prevenção odontológica foi abordada como um pilar essencial da saúde geral, destacando a importância de hábitos de higiene bucal e visitas regulares ao dentista, para evitar doenças bucais e suas consequências para o organismo como um todo.

Cada tópico, como peças de um quebra-cabeça, se entrelaçou para formar um quadro completo da importância da prevenção e cuidado com a saúde em todas as suas dimensões.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – e o secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys trabalham com a compreensão de que a saúde não se limita apenas ao tratamento de doenças, mas também à prevenção e promoção do bem-estar da população itaperunense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *