Integrantes da 1ª Comissão de Ética da Enfermagem do Coren-RJ tomam posse em Japeri
Evento ocorreu no auditório do Centro de Especialidades Médicas
Nesta segunda-feira (11/09), o auditório do Centro de Especialidades Médicas, em Engenheiro Pedreira, foi palco da solenidade de posse das integrantes da 1ª Comissão de Ética da Enfermagem do Coren-RJ de Japeri. A partir de agora, as eleitas para a Comissão terão a responsabilidade de assegurar a conduta ética dos profissionais de enfermagem atuantes na rede municipal de saúde, além de combater o exercício ilegal da profissão, através da promoção, discussão, orientação e divulgação de temas educativos relacionados à ética da categoria. A ação é regulamentada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ).
Deusideth de Oliveira, que compôs a comissão eleitoral, celebrou a posse das representantes da Comissão de Ética da Enfermagem. “É um momento histórico para o município. O processo eleitoral foi um sucesso, todos se empenharam muito e nós conseguimos percorrer todas as Unidades de Saúde, garantindo que todos os profissionais tivessem a oportunidade de votar. Contemplar a posse dessas competentes profissionais é uma grande alegria”, disse.
As urnas percorreram todas as 21 unidades de saúde e computaram 147 votos, sendo 63 para enfermeiros e 84 para a categoria de técnico de enfermagem. A equipe conduziu o processo eleitoral desde as primeiras tratativas com o Coren-RJ, iniciadas em 2022.
Palestra educativa
Além da cerimônia de posse, o evento desta segunda-feira também contou com uma palestra sobre o desenvolvimento do trabalho da Comissão de Ética nas Unidades de Saúde. A Coordenadora da implementação das Comissões de Ética do Coren-RJ, Rosimere Maria, conduziu a conversa. “Trouxemos algumas nuances do dia a dia do departamento de ética. Debatemos alguns exemplos com o objetivo de preparar as integrantes da Comissão para as suas novas responsabilidades. Um dos pontos mais importantes é a parte educativa. Temos que acolher os colegas, ouvir nossos companheiros de trabalho, procurar saber o que eles pensam a respeito do trabalho da Comissão”, contou.
Caroline Moraes, Coordenadora da Subseção de Nova Iguaçu do Coren-RJ, destacou o significado da posse da Comissão de Ética. “Depois da palestra, que instruiu os profissionais presentes, demos posse à Comissão. Os termos de assinatura foram firmados e os coordenadores da unidades participaram da solenidade, então o funcionamento da Comissão de Ética foi chancelado e autorizado, em acordo com as resoluções pertinentes”, valorizou.
A presidente da 1ª Comissão de Ética da Enfermagem do Coren-RJ de Japeri, Hellen Santos, comemorou o momento especial. “Somos companheiros de trabalho, então encaramos os mesmos desafios. E por isso precisamos estar unidos, não existe espaço para vaidade. Como uma japeriense, estou muito grata pela oportunidade de compor essa Comissão na minha cidade. A união da enfermagem de Japeri é algo lindo de se ver!”, destacou.