14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Inmetro realiza Avaliações por Pares nos Laboratórios da Divisão de Metrologia Química

Os laboratórios da Divisão de Metrologia Química (Dquim) receberam a visita de especialistas de outros Institutos Nacionais de Metrologia (INM) com o objetivo de revisar as atividades de metrologia nas áreas de gases, inorgânica e eletroquímica. Essa revisão foi realizada em conformidade com o Acordo de Reconhecimento Mútuo (Mutual Recognition Arrangement – MRA) do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).

Esse acordo é fundamental para que os Institutos Nacionais de Metrologia possam demonstrar a equivalência internacional de seus padrões de medição e dos certificados de calibração e de materiais de referência emitidos.

Durante essas auditorias, são verificados os requisitos técnicos das normas de referência, especificamente a ISO/IEC 17025:2017, que estabelece requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração e a ISO 17034:2016 para a produção de Materiais de Referência, evidenciando que o Inmetro opera um sistema da qualidade capaz de demonstrar competência para alcançar resultados exatos e confiáveis, em linha com os objetivos do Acordo de Reconhecimento Mútuo.

As avaliações também buscam verificar a capacidade dos laboratórios de obter resultados confiáveis em comparações chave e suplementares, que são comparações realizadas entre os INM. O Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) mantém uma base de dados conhecida como Key Comparison Database (KCDB), onde são registradas as capacidades de medição e calibração (CMC) dos INM reconhecidas internacionalmente, bem como os resultados das comparações científicas que sustentam essas CMC.

Para que um país tenha suas CMC incluídas no KCDB, elas precisam passar por um processo de avaliação e aprovação por um órgão competente da sua região. Nas Américas, essa aprovação é de responsabilidade do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) e do Grupo de Trabalho da Gestão da Qualidade, conhecido como SIM QSTF (Quality System Task Force). Atualmente, os laboratórios da Dquim possuem um total de 134 CMC disponíveis no KCDB, um marco significativo que reforça a excelência e a competência dos laboratórios brasileiros no cenário internacional.

Os laboratórios da Divisão Metrologia Química (Dquim) receberam os especialistas: Florbela Aura Dias do Instituto Português da Qualidade (IPQ), no Laboratório de Análise de Gases (Lanag) entre os dias 4 e 7/12/2023; Michael Winchester do National Institute of Standards and Technology (NIST) no Laboratório de Análise Inorgânica (Labin) de 13 a 17/05/2024; e Frank Bastkowski do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) no Laboratório de Eletroquímica (Label) entre os dias 3 a 7/6/2024.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, reforçou a importância dessas iniciativas. “Essas visitas são fundamentais para assegurar a continuidade do reconhecimento internacional das competências dos laboratórios da Dquim, promovendo a confiança nos resultados emitidos e garantindo a integridade das medições realizadas”, destacou Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *