HME de Resende sobe na classificação internacional do Projeto Angels em Qualidade e Agilidade no atendimento de pacientes com AVC

A Prefeitura de Resende subiu um novo degrau e foi reconhecida, novamente, pelo seu compromisso em melhorar os cuidados com o Acidente Vascular Cerebral. O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori foi promovido a uma nova categoria no primeiro trimestre de 2024 ao conquistar o certificado internacional “Platinum Status no WSO Angels Awards”. Este é um reconhecimento que destaca a excelência no atendimento de pacientes acometidos com o AVC.

 

No total, 272 hospitais de 34 países foram premiados pela qualidade nos atendimentos em AVC. No Brasil, 35 hospitais, entre públicos e privados, receberam premiações e apenas 11 foram na categoria Platina (em todo o mundo, foram 62 premiados nesta categoria).

 

O Hospital de Emergência de Resende foi promovido da categoria Ouro para Platina devido à redução do tempo de atendimento aos pacientes com AVC. Enquanto a categoria Ouro requer um tempo de resposta de 31 a 35 minutos, a categoria Platina exige um atendimento entre 25 e 30 minutos.

 

O prêmio Angels Awards leva em consideração alguns critérios como a porcentagem de doentes com AVC isquêmico tratados com tempo porta-agulha — tempo da chegada do paciente no hospital até o início da administração do medicamento utilizado para o tratamento de pacientes com AVC. Quanto mais rápido o atendimento, menores são as chances de sequela ao paciente.

 

Também é considerada a porcentagem de pacientes acometidos a exames de imagem, como tomografia e/ou ressonância magnética; taxa de doentes submetidos a rastreio de disfagia (complicações para engolir alimentos e líquidos), além de outros itens. As categorias podem ser conferidas no site oficial do Prêmio Angels pelo pt.angels-initiative.com/angels-awards/wso-award-winners.

 

– É muito gratificante saber que estamos colhendo bons frutos de todo o trabalho da equipe do Hospital de Emergência, uma unidade referência em atendimento em toda a região das Agulhas Negras. No ano passado recebemos a premiação na categoria Ouro e nos três primeiros meses de 2024 subimos para a categoria Platina. Para tal reconhecimento, tem por trás uma equipe muito empenhada, treinada e capacitada para o atendimento a pacientes acometidos com o AVC, que é uma condição de saúde que exige muita cautela e, principalmente, agilidade, já que o tempo é crucial para evitar sequelas nos pacientes – explicou o secretário de Saúde Jayme Neto.

 

Melhor UTI municipal do estado do RJ

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Henrique Sérgio Grégori foi eleita a melhor UTI Municipal do estado do Rio de Janeiro e ficou entre as 20 melhores públicas de todo o Brasil, sendo o Selo UTI Top Performer. O estudo levou em consideração 1.500 UTIs de todo o país.

 

O certificado Top Performer é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que apresentaram alta eficiência no ano anterior, de acordo com as Matrizes de Eficiência geradas pelo sistema Epimed Monitor.

 

– As certificações nos mostram o quanto estamos no caminho certo para atingir a excelência no atendimento em saúde prestado à população. Ainda temos um caminho a percorrer, mas, ao olhar para trás, sabemos que tudo aquilo que foi investido desde 2017 é motivo de muito orgulho para nossa gestão municipal. Saber que a população pode ter confiança no nosso serviço, que não ficará desamparada por termos o que há de melhor e mais moderno em equipamentos nos dá ainda mais gás para continuar trabalhando incansavelmente – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *