GP da China: Verstappen conquista 100ª pole da RBR; veja grid

Vencedor da corrida sprint do GP da China na madrugada deste sábado, Max Verstappen garantiu a pole position da prova principal, deste domingo. O tricampeão fez 1m33s660 na classificação e largará da posição de honra no Circuito de Xangai pela primeira vez na carreira. Sergio Pérez garantiu a 28ª dobradinha da RBR na F1 com o segundo lugar, e Fernando Alonso foi terceiro.

Essa foi a pole de número 37 da carreira de Verstappen e a quinta em 2024 – todas as corridas do ano, até aqui. Considerando a última temporada, Max largou da posição de honra em seis provas consecutivas, igualando pilotos como Niki Lauda, Mika Hakkinen e Nigel Mansell.

Sua sequência é a sexta maior da F1, atrás de Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Alain Prost (sete poles sucessivas) e Ayrton Senna (oito poles). Além disso, a RBR chegou à sua centésima pole desde a estreia na F1, em 2005. Contabilizando dobradinhas no grid de largada, essa foi a 28ª da equipe.

Top 3 do grid de largada do GP da China na F1 2024: Max Verstappen, Sergio Pérez e Fernando Alonso — Foto: HECTOR RETAMAL / AFP

Hamilton, maior detentor de poles em Xangai com seis largadas em primeiro lugar, foi eliminado no Q1 e começará a prova deste domingo apenas em 18º. Essa foi a segunda vez que o britânico sequer chegou ao Q3 na etapa asiática, em 14 participações.

Em 2016, ele partiu da 22ª colocação por problemas em seu motor Mercedes. No entanto, chegou em sétimo. Desde o GP da Itália de 2022, quando largou em 19º e chegou em quinto, o heptacampeão não deixava de estar, pelo menos, no Q2 das sessões classificatórias.

Resultado

  1. Max Verstappen (RBR) – 1m33s660
  2. Sergio Pérez (RBR) +0s322
  3. Fernando Alonso (Aston Martin) +0s488
  4. Lando Norris (McLaren) +0s505
  5. Oscar Piastri (McLaren) +0s613
  6. Charles Leclerc (Ferrari) +0s629
  7. Carlos Sainz (Ferrari) +0s637
  8. George Russell (Mercedes) +0s773
  9. Nico Hulkenberg (Haas) +0s944
  10. Valtteri Bottas (Sauber) +0s944
  11. Lance Stroll (Aston Martin) – Q2
  12. Daniel Ricciardo (RB) – Q2
  13. Esteban Ocon (Alpine) – Q2
  14. Alexander Albon (Williams) – Q2
  15. Pierre Gasly (Alpine) – Q2
  16. Guanyu Zhou (Sauber) – Q1
  17. Kevin Magnussen (Haas) – Q1
  18. Lewis Hamilton (Mercedes) – Q1
  19. Yuki Tsunoda (RB) – Q1
  20. Logan Sargeant (Williams) – Q1.

 

Resultado da classificação do GP da China de F1 2024 — Foto: F1

A largada do GP da China de F1 será às 4h da manhã deste domingo, 21/4, no horário de Brasília. O ge segue na cobertura da etapa, válida como a quinta rodada desta temporada.

A sessão foi interrompida uma vez, na metade do Q2, por uma batida de Carlos Sainz. Apesar de perder sua asa dianteira, o espanhol conseguiu voltar para a disputa e garantiu o sétimo lugar no grid deste domingo.

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Q1 - F1 — Foto: F1

Antes do segmento começar, Nico Hulkenberg entrou na mira dos comissários por ultrapassar dentro do pit lane, para chegar mais rápido à pista. Piastri, Sainz e Norris se revezaram na liderança nos sete minutos finais; neste período, já próximo da bandeirada, Pérez fez o sexto tempo. Ele era o único piloto sem volta, após abortar sua primeira tentativa no início do Q1 ao ser atrapalhado por Alexander Albon.

No minuto final, Hamilton freou cedo demais no hairpin quando concluía sua volta, e fez apenas o 12º tempo. O heptacampeão caiu para 15º, sob risco de perder mais posições e ser eliminado – o que de fato aconteceu quando Pierre Gasly anotou o décimo tempo. Enquanto o veterano da Mercedes completava sua última volta, Verstappen assumiu a liderança.

ELIMINADOS

16º GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
17º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
18º LEWIS HAMILTON (MERCEDES)
19º YUKI TSUNODA (RB)
20º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Q2 - F1 — Foto: F1

Com sete minutos restando no cronômetro, Verstappen superou por 0s5 o tempo registrado por Norris na ponta. No momento seguinte, porém, Sainz acionou uma bandeira vermelha após pisar na zebra ao chegar na reta principal, rodar e bater do outro lado da pista. Ele quebrou sua asa dianteira.

Após 12 minutos, a sessão recomeçou, mas só Verstappen e Russell voltaram para a pista imediatamente. Seus rivais os sucederam só no minuto final; Sainz conseguiu reparar seu carro e retornar para fazer o segundo melhor tempo, antes de ser desbancado na bandeirada por Pérez.

ELIMINADOS

11º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
12º DANEIL RICCIARDO (RB)
13º ESTEBAN OCON (ALPINE)
14º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
15º PIERRE GASLY (ALPINE)

Q3 – 12 minutos e disputa pela pole

Q3 - F1 — Foto: F1

Mesmo se queixando da aderência do carro, Verstappen anotou o tempo de referência primeiro e o sustentou após as primeiras voltas dos rivais; quem chegou mais perto foi Alonso, a 0s3 dele. Piastri, quinto colocado, teve que verificar seu assoalho após passar reto do traçado em sua primeira volta.

Nos dois minutos finais, os dez pilotos – incluindo Bottas, o único sem volta anotada – foram para a pista. Quando o cronômetro zerou Norris desbancou Leclerc, Sainz e Piastri para garantir o segundo lugar no grid ao lado de Verstappen, que ampliou sua vantagem em quase meio segundo. Em seguida, o tempo do britânico foi desbancado por Alonso, mas foi Pérez quem levou a melhor, no fim.

Infos e horários - GP da China da F1 2024 — Foto: Infoesporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *