20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo do Estado finaliza o projeto Cultura do Pertencimento, deste ano, no Museu do Samba

Dez, nota dez. O fechamento do Projeto Cultura do Pertencimento, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em 2023 foi no ritmo do carnaval. Nesta quarta-feira, dia 20, foi a vez das alunas da Escola de Divines, do Centro de Cidadania LGBTQI de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, conhecerem o Museu do Samba. O local, que também é parceiro nesta iniciativa, já tinha recebido outros programas da Secretaria como o Abrigo Cristo Redentor.

O evento encerrou as atividades do Cultura do Pertencimento em 2023, criado em julho deste ano, com o objetivo de integrar, melhorar a autoestima e o sentimento de pertencimento das pessoas assistidas pelo Governo do Rio. A proposta não se limita a garantir experiências culturais e de lazer. Vai além, trabalhando para que os idosos do Abrigo Cristo Redentor, os frequentadores do Hotel Acolhedor, as pessoas com deficiência, crianças migrantes, e outros acolhidos pela Secretaria, se sintam não apenas assistidos pelo nosso Estado, mas que percebam que os espaços turísticos e culturais do estado do Rio também estão disponíveis para eles.

– Estamos encerrando hoje as atividades do Cultura do Pertencimento de 2023. Mas, esse projeto já mostrou a importância que é darmos aos nossos assistidos a oportunidade de interagirem com outras pessoas, de conhecerem pontos importantes do nosso estado. Isso gera um sentimento de pertencimento, melhora auto estima e cria maior integração entre o grupo. A proposta é ampliar e atender a outros programas nossos em todo território fluminense. – acrescentou a secretária Rosangela Gomes.

A visita no Museu do Samba contou com um grupo de 10 alunas de idade entre 60 e 75 anos. Iara Salgueiro, era uma das mais animadas.

– Estou no lugar certo, até meu sobrenome é de Escola de Samba. Adorei tudo. E já quero ir a outros passeios. Onde vamos na próxima vez? – brincou Iara.

A empolgação das alunas contagiou o professor da Escola de Divines, Luiz Felipe dos Santos.

– Para mim foi muito gratificante ver a alegria de cada uma das alunas e conhecer a história vivida por dona Zica e Cartola” – destacou Luiz Felipe.

O projeto Cultura do Pertencimento fez em média um passeio por mês, com grupos diferentes de assistidos pelo Estado. Mais de 20 atividades já foram realizadas por grupos como o Hotel Acolhedor, Abrigo Cristo Redentor, Pessoas com Deficiência, Escola de Divines e Abrigo Rego Barros. Em 2023 foram parceiros, o Bio Parque do Rio, o Theatro Municipal, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Maracanã, o Museu do Samba, Teatro João Caetano, Museu do Amanhã, Cidade das Artes, Imperator, Circo Marcos Frota, Base Aérea de Santa Cruz, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *