21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo do Estado divulga esquema especial para o Réveillon 2024, que estreará o sistema de videomonitoramento da Polícia Militar

O Governo do Estado vai estrear no Réveillon 2024, o sistema de videomonitoramento da Polícia Militar. Com capacidade de identificação de placas de veículos e com reconhecimento facial, as câmeras estão sendo instaladas em toda a orla da capital e nas grandes vias expressas. Com o objetivo de identificar veículos roubados e criminosos foragidos da Justiça, os equipamentos estarão em uso em Copacabana e na Barra da Tijuca no Réveillon.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (26/12), no Centro de Operações Rio, quando foram divulgadas as ações implantadas para a queima de fogos em Copacabana, do domingo (31/12) até o fim da madrugada de segunda-feira, (1°/01). As secretarias de Estado de Polícia Militar, Polícia Civil, de Governo, e o Corpo de Bombeiros apresentaram, com a Prefeitura do Rio, o esquema especial de segurança e de transportes para as festividades.

– O uso da tecnologia será o diferencial neste Réveillon. Mas haverá esquema especial em todas as áreas. Para proporcionar segurança e comodidade, foi criada uma força-tarefa. Haverá reforço operacional na segurança pública com cerca de 3 mil policiais militares extras em Copacabana. O trabalho integrado das forças de segurança também contará com 3.600 policiais civis atuando no estado, e empenho extra de 600 militares dos bombeiros – disse o governador Cláudio Castro.

Por meio das câmeras, haverá um cruzamento de dados no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar.

– Em caso de identificação de veículos roubados ou foragidos da justiça, os agentes de segurança serão acionados e farão a abordagem – explicou o porta-voz da Polícia Militar, coronel Marco Andrade.

Na noite de Ano Novo, Copacabana contará com 30 pontos de bloqueio, sendo 15 destes pontos com revista, 150 detectores de metais, 800 gradis, 15 lanternas e pontos com apoio de câmeras e reconhecimento facial. A diretora do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), delegada Raíssa Celles, ressaltou que as delegacias de Atendimento à Mulher, do Idoso, assim como de combate à intolerância racial, religiosa e do turista, estarão funcionando em esquema de plantão.

– Como todos os dias, no dia 31 de dezembro e no dia 1° de janeiro, as polícias estarão nas ruas trazendo segurança para a população. O objetivo é que o Réveillon transcorra com tranquilidade, e que as pessoas que tem o intuito de festejar venham para as festividades sabendo que as polícias estão em prontidão – explicou.

Polícia Militar

Em Copacabana, os policiais militares extras, atuarão em apoio ao 19º BPM e de unidades do Comando de Operações Especiais (COE) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE). O efetivo será 11% superior ao empregado na passagem de ano de 2022 para 2023. O esquema especial de policiamento começa às 08h de domingo e se estende até 20h de segunda (01/01/24). O planejamento contará com quatro tendas, oito cabinas, além de 61 Plataformas de Observação – 29 na faixa de areia – , 15 no canteiro central e 17 calçadão – aumentando o controle do público pelo efetivo empenhado.

Serão utilizados quadriciclos no patrulhamento na faixa de areia, além de 64 viaturas nas ações de prevenção do policiamento da área de Copacabana. As áreas também serão patrulhadas por aeronaves – helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As imagens serão transmitidas em tempo real para o CICC e para o Carro Comando Móvel em Copacabana.

Polícia Civil

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) informa que 3.600 agentes estarão trabalhando durante o Réveillon em todo o estado para reforçar as equipes das centrais de flagrante, além de fornecer apoio operacional e de realizar atividades fiscalizatórias.

Corpo de Bombeiros
A Operação Réveillon da corporação será ativada na tarde de domingo (31/12), com o empenho extra de cerca de 600 militares, apoiados por viaturas, embarcações e aeronaves. Em Copacabana, mais de 200 militares compõem equipes de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar que farão a segurança do público que vai acompanhar a queima de fogos em Copacabana. Cerca de 100 guarda-vidas estarão dedicados à prevenção de afogamentos e de acidentes marítimos, com auxílio de cerca de 30 motos-aquáticas, 4 botes e uma lancha.

Na capital, outros 150 militares extras estarão a postos em locais onde há previsão de reunião de público como Botafogo, Flamengo, Ipanema, São Conrado, Parque Madureira, Piscinão de Ramos, Igreja da Penha, Méier, Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Realengo, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Paquetá e Sepetiba. Em outras regiões do Estado, como Maricá, Niterói, Macaé, Cabo Frio e Araruama, há previsão de cerca de 100 bombeiros extras posicionados em pontos estratégicos, com apoio de embarcações e viaturas.

Lei Seca

A operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Governo (Segov), vai intensificar as operações diurnas e noturnas com mais de 100 agentes atuando a partir das 17h para reduzir o índice de motoristas dirigindo sob o efeito do álcool. Estão previstas ações na Região Metropolitana e no interior do Rio.

Esquema especial dos modais de transporte:

MetrôRio

O metrôRio montou uma operação especial de Réveillon que começa às 19h do dia 31/12 e vai até às 5h do dia 1º de janeiro. Nesse período, todos os passageiros só usarão o cartão especial. Durante os dias 31/12 e 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório/Ipanema. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Da meia-noite até as 7h de 01/01, somente as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagal, General Osório e Jardim Oceânico estarão abertas para embarque. A orientação é que a transferência entre as linhas 1 e 2, de meia-noite às 7h, seja feita entre a Central do Brasil e Cantagalo.

No dia 31/12, as últimas partidas das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea serão às 18h. Já no dia primeiro, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado das 7h às 22h30. Vale ressaltar que o embarque de bicicletas e pranchas de surfe, bem como de grandes volumes, sacos de gelo e garrafas de vidro, não será permitido no período entre 16h do dia 31/12 às 7h do dia 01/01.

Barcas

No dia 01/01, a CCR Barcas vai operar com a mesma grade de domingos e feriados, na Linha Arariboia. As travessias acontecerão a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30, no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h, no trajeto Rio-Niterói. Nesse dia, as linhas Charitas e Cocotá não vão operar. Já a linha Paquetá vai funcionar com a grade de fins de semana e feriados.


SuperVia

As viagens de ida no dia 31/12 seguirão a grade regular de domingo no ramal Belford Roxo. No ramal Saracuruna/Gramacho, haverá troca de composição na estação da Penha, até as 15h. Após esse horário, a grade será a mesma praticada aos domingos.  Já nos ramais Japeri e Santa Cruz: grade de domingo com redução dos intervalos de 40 para 20 min entre 16h e 18.

No dia 01/01, a estação Central do Brasil vai reabrir 01h para a viagem de volta. O ramal Belford Roxo funcionará sem alterações. O ramal Saracuruna fará 1 viagem extra, iniciando a operação com horário antecipado. Ramais Japeri e Santa Cruz farão 4 viagens extras para atender os passageiros no retorno para casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *