25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo do Estado abre mais de 1,6 mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres

O Governo do Estado, por meio da Faetec, está com 1.671 vagas abertas para cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher. O ingresso das alunas acontece por meio dos centros especializados de atendimento à mulher em todo o estado.  A inscrição pode ser feita até 22 de julho. Entre as modalidades oferecidas, os segmentos de moda, beleza, gastronomia, informática, idiomas, saúde, indústria e serviços são algumas das opções.

A Faetec reservou 5% das vagas dos cursos profissionalizantes para mulheres vítimas de violência. Os Centros Especializados de Atendimento à Mulher, os chamados CEAMs e CIAMs, as Casas da Mulher e também pelos Centros de Assistência Social e abrigos institucionais fornecerão um formulário de encaminhamento, que deve ser levado pela mulher à Faetec. Para ser atendida nessas unidades não é necessário ter um registro de ocorrência da violência sofrida.

Com o formulário de encaminhamento e a documentação em mãos, as alunas devem realizar matrícula na unidade escolhida. Os cursos, com duração de 20 semanas, estão distribuídos em 98 unidades da Rede Faetec espalhadas por todo o estado.

– Essa parceria da Secretaria de Estado da Mulher com a Faetec visa garantir às mulheres vítimas de violências a oportunidade de realizar cursos técnicos e profissionalizantes e, dessa forma, ter uma fonte de renda e sua autonomia econômica. Essa é uma oportunidade concreta, real e efetiva para que essas mulheres encontrem uma saída. Temos o desafio de preencher todas as vagas e convocamos os municípios para atuarem ativamente com os encaminhamentos dessas mulheres para as unidades da Faetec – diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Há vagas para os seguintes cursos: Inglês Iniciante; Operadora de Computador; Confeiteira; Bartender; Cuidadora de Idoso; Instaladora e Reparadora de Ar Condicionado tipo Split; Assistente Administrativo; Montadora e Reparadora de Computadores; Preparação Corporal para Atores; Conversação em Língua Francesa; Maquiadora; Trancista; Assistente de Logística; e Assistente de Recursos Humanos.

– Esses cursos são uma excelente oportunidade para quem deseja aumentar seus conhecimentos ou adquirir mais técnica para o mercado de trabalho. A qualificação profissional pode ser um diferencial determinante para a conquista de uma vaga de emprego, o que pode transformar a vida dessas mulheres vítimas de violências – avalia a presidente da Faetec, Caroline Alves.

As candidatas podem selecionar até duas opções de cursos. Para isso, é preciso inserir as duas opções desejadas na mesma inscrição. Finalizada a inscrição, não será possível realizar alterações.

Parceria com a Fundação Laço Rosa

Serão oferecidas 40 vagas para o curso em Perucaria e 40 vagas para o curso Ponto a Ponto – Costura e Economia Circular, na unidade de Ipanema, Zona Sul do Rio. Para o curso de Perucaria, a idade mínima é de 16 anos, e para o de costura, 18. A iniciativa é uma parceria com a Fundação Laço Rosa.

As interessadas devem ter a partir de 15 anos, podendo ter Ensino Fundamental incompleto, a depender do curso pretendido. No caso de candidatas menores de idade, é obrigatória a presença do responsável legal. A previsão de início das aulas é 29 de julho.

Os documentos para matrícula são: formulário de encaminhamento do centro especializado de atendimento à mulher, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e comprovante de escolaridade, em conformidade com o pré-requisito do curso escolhido, podendo ser substituído pelo certificado de conclusão de curso de qualificação ou comprovação de experiência profissional na área, conforme pré-requisito para o curso desejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *