23 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo destina mais R$ 15,5 milhões em compra de alimentos para 26 cidades

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vai destinar R$ 15,5 milhões para aquisição e doação de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea via Termo de Adesão, executada pelos municípios. Serão atendidas 26 cidades que figuram entre a lista de prioridades da Estratégia Alimenta Cidades, do MDS. A portaria , publicada nesta segunda-feira (01.07), propõe metas e limites financeiros para a execução dos recursos definidos, durante doze meses, a partir da pactuação junto ao Governo Federal.

A iniciativa inaugura uma série de ações da Estratégia Alimenta Cidades, que leva em conta o contexto específico de territórios prioritários no que se refere à promoção da segurança alimentar e nutricional. Diante da disponibilização de recursos financeiros do PAA, os investimentos foram ordenados de forma a ampliar o acesso a alimentos entre as populações mais vulnerabilizadas, especialmente nas áreas periféricas.

“A Portaria determina que os gêneros alimentícios adquiridos com os recursos pactuados deverão ser prioritariamente doados e entregues às Cozinhas Solidárias habilitadas pelo MDS, pois essas tecnologias sociais têm se apresentado como estratégicas no combate à fome e à insegurança alimentar”, explica a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal.

Organizadas a partir da iniciativa da sociedade civil, as cozinhas solidárias se destinam a produzir e ofertar refeições gratuitas para grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e insegurança alimentar, incluindo populações de rua. Ao todo, mais de duas mil cozinhas solidárias foram mapeadas pelo MDS em todo país. A lista das Cozinhas Solidárias cadastradas no programa Cozinha Solidária pode ser acessada neste site .

 

Programa Cozinha Solidária

Nesse contexto, o Programa Cozinha Solidária foi criado pelo governo federal com o objetivo de abraçar essas iniciativas e apoiá-las com recursos financeiros, destinados por meio de três modalidades: apoio à oferta de refeições, fornecimento de alimentos in natura e minimamente processados – por meio do PAA – e apoio a processos de formação, ainda em regulamentação.

Priorizando cidades acima de 300 mil habitantes com maiores prevalências de insegurança alimentar e maior quantidade de população em situação de rua, objetivo da Estratégia Alimenta Cidades é ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizados os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social. Ao todo, são priorizadas 60 cidades em todo país, entre elas, todas as capitais. A lista completa das cidades definidas como prioritárias da Estratégia Alimenta pode ser consultada no site do MDS, por meio deste link .

 

Os recursos serão distribuídos para os seguintes municípios:

Município UF
Rio Branco AC
Vitória da Conquista BA
São Luís MA
Contagem MG
Juiz de Fora MG
Santarém PA
João Pessoa PB
Petrolina PE
Recife PE
Teresina PI
Curitiba PR
Londrina PR
Maringá PR
Ponta Grossa PR
Niterói RJ
Rio de Janeiro RJ
Caxias do Sul RS
Porto Alegre RS
Florianópolis SC
Joinville SC
Campinas SP
Franca SP
Osasco SP
Ribeirão Preto SP
São Bernardo do Campo SP
São Paulo SP
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *