14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Golpistas fraudam boletos e chaves Pix para endividados, mostra Serasa. Saiba como se proteger

Golpistas investem em boletos e chaves Pix fraudadas para tentar contato com endividados em nome da Serasa. Ferramenta elaborada pela empresa de score de crédito mostra que uma em cada três tentativas de validação pela plataforma se tratava de tentativa de golpe.

O Validador de Boletos e Chaves Pix da Serasa identfica se o boleto de pagamento foi gerado pela empresa credora ou se trata de golpe ou que o pagamento seja em nome de outra empresa. Das mais de 10 mil consultas na plataforma, 3,3 mil se tratavam de fraudes.

Nesse caso, a Serasa recomenda que o usuário verifique os dados imediatamente e procure a empresa credora para mais explicações. A especialista da Área de Soluções da Serasa, Franciele Tiburcio, explica que esse volume de fraudes é comum em períodos de Feirão Limpa Nome, porque os golpistas “se aproveitam da visibildiade do evento e da vulnerabilidade dos endividados”.

Veja como usar a ferramenta

  • Acesse o site ou o aplicativo da Serasa, digite o CPF e preencha o cadastro;
  • Depois, procure a aba “Soluções” e a opção “Validar meio de pagamento”;
  • Informe o códio do boleto ou o código Pix que foi apresentado para conferir se trata de um acordo oficial da Serasa em seu nome.

Saiba como se proteger de golpes

Para evitar que endividados caiam em golpes envolvendo códigos de pagamento, a Serasa dá cinco dicas para se proteger de fraudes.

Desconfie de links

O endividado pode receber, através de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, links ou mensagens maliciosas, enviados mesmo por pessoas conhecidas. Segundo a empresa de score de crédito, são as origens mais comuns de ofertas de acordos e boletos falsos.

Faça a validação na Serasa

A empresa reforça que, antes de confirmar qualquer operação de pagamento de dívidas, é importante validar o código na ferramenta da Serasa. Isso permite que seja identificada eventual irregularidade com o código.

Nesse caso, a pessoa deve se certificar de que as informações apresentadas estão corretas e, através do site, verificar se há oferta disponível para negociação.

Fique atento ao selo de verificação

Números de WhatsApp e páginas oficiais nas redes sociais costumam aparecer com o selo de verificação, uma ferramenta que dá credibilidade àquela conta e àquele contato. Tome cuidado para não confundir com emojis, muito usados em operações de fraude.

Segurança na URL

Sites confiáveis têm URLs começando por “https”, cadeado na barra de navegação, que informa que a navegação é segura, e uma inscrição de “site seguro”.

Na dúvida, não clique

Caso ainda assim tenha dúvidas se o link ou o código são seguros, evite clicar. A Serasa informa que algumas mensagens podem despertar gatilhos emocionais, como a curiosidade e o sentimento de solidariedade. Mensagens como “temos uma oferta imperdível” e “sua fatura do mês chegou” podem ser alvo de desconfiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *