França e Alemanha apoiarão Ucrânia ‘o tempo que for necessário’, diz Scholz

França e Alemanha vão continuar apoiando a Ucrânia, “o tempo que for necessário” e de maneira “inabalável”, ante a invasão russa, prometeram o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente francês, Emmanuel Macron, neste domingo. As declarações ocorreram após a recusa de Berlim em fornecer a Kiev seus tanques Leopard, em um momento crítico da guerra na Ucrânia. Os equipamentos são solicitados insistentemente pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que diz ser esta a forma mais eficaz de lidar com as forças russas.

— Continuaremos dando todo o apoio à Ucrânia, o tempo que for necessário — prometeu Scholz, ao lado do presidente Macron.

Scholz também enfatizou a necessidade de “defender nosso projeto de paz europeu”, em uma cerimônia na Universidade de Sorbonne, em Paris, na ocasião do 60º aniversário da assinatura do Tratado do Eliseu, que selou as relações pós-guerra entre os dois países.

Macron prometeu, por sua vez, um “apoio inabalável” de ambos os países ao povo ucraniano, “em todas as áreas”.

O Leopard 2, de fabricação alemã, é um dos principais tanques do mundo, usado por décadas pelo Exército alemão e pelos militares de diversos outros países europeus. Atualmente há mais de 2 mil deles em arsenais de países europeus. Com motor a diesel, o tanque foi projetado para enfrentar equipamentos soviéticos em batalha, precisamente o tipo que a Rússia tem usado até agora.

Dos países europeus, 12 já disseram estar dispostos a doar alguns de seus Leopards 2 a Kiev. Eles, no entanto, têm a obrigação contratual de obter autorização da Alemanha, na condição de país fabricante, para fazer isso. Berlim reluta em concedê-la, por entender que Moscou pode considerar isso um envolvimento excessivo.

Em declarações neste domingo, o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, criticou a decisão da Alemanha, chamando a posição do país de “inaceitável”.

— A atitude da Alemanha é inaceitável. Já se passou quase um ano desde que a guerra começou. Há pessoas inocentes morrendo todos os dias — disse o primeiro-ministro polonês à agência de notícias local PAP. — As bombas russas estão causando estragos nas cidades ucranianas. Alvos civis estão sendo atacados, há mulheres e crianças morrendo.

A Alemanha condiciona a doação aos EUA também enviarem à Ucrânia o seu tanque de guerra principal, o M1 Abrams. Os EUA, por sua vez, argumentam que os Leopards estão disponíveis em abundância, enquanto o Abrams consome muita gasolina, tem manutenção custosa e seria muito difícil abastecer no campo de batalha ucraniano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *