Forte calor do Rio de Janeiro faz turistas e até moradores aproveitarem o mar em meio ao trabalho
O forte calor que tem atingido o Rio de Janeiro está fazendo com que a praia fique lotada mesmo em dia de semana. Nesta quarta-feira (20), as areias estavam cheias de pessoas que aproveitavam o dia mesmo em pleno horário comercial.
E quem pensa que no mar só tem gente que não trabalha, está enganado. Muita gente passa por ele para dar um mergulho e ir, ou voltar, do trabalho.
Graziela da Silva é chapeira e, sem folga, vai à praia antes de ir para o trabalho.
“Meu horário é das 16h até 1h”, explica. “Curtir um pouquinho. Mereço!”.
Já o barbeiro Fábio dos Santos Eduardo está no começo de uma semana e folgou no trabalho. E assim, aproveitou o descanso.
“Movimento fraco no salão, a gente tem que vir pra essa praia linda, dar um mergulho, curtir um pouquinho, que a gente merece e trabalha muito”, argumenta
Já outras pessoas têm a chance de exercer o ofício mesmo estando na praia. A oceanógrafa Lygia Nassar concilia o passeio com o trabalho.
“Eu tenho que estar um pouquinho atenta ao trabalho que está rolando, né?! Atender algumas demandas. Mas acho que dá para conciliar um pouquinho”, explica
A situação é até normal para os moradores do Rio. Mas os turistas, principalmente mineiros e paulistas, estranham a grande quantidade de pessoas.
“Nesse horário a praia estar cheia é diferente”, diz a farmacêutica Thamires Castro. “Até de noite a praia cheia é bem diferente”.
O cardiologista Paulo Tinoco ensina como lidar com o calor e o sol forte. A dica é hidratação e proteção dos raios solares.
“A ferramenta mais eficaz é o bloqueador solar. É bom sempre repor – eu diria que a cada 1 ou 2 horas seria interessante. Os horários que as pessoas devem frequentar: entre 8h e 10h e entre 15h e 17h para a incidência de sol. E a hidratação, beber bastante água, entre dois e três litros por dia em dias mais quentes, até um pouco mais”, recomenda