Foragidos da Justiça, 9 candidatos são presos durante prova para soldado da PM

Nove candidatos ao concurso de soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro foram presos neste domingo (7), quando chegaram ao local de prova. De acordo com a PM, essas pessoas tinham mandados de prisão em aberto por diferentes crimes e já estavam sendo monitoradas pela polícia.

Um dos presos era procurado por homicídio. Segundo as investigações, o crime ocorreu em 2016, em Belford Roxo, Baixada Fluminense. Os nomes não foram divulgados.

Ao todo, 117.628 candidatos disputam as 2 mil vagas oferecidas para recompor parte do efetivo da corporação. O concurso foi retomado neste domingo depois que todo o processo, aberto no ano passado, foi anulado por suspeita de fraude. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) assumiu a organização.

Durante esse período de paralisação, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o artigo do regulamento do concurso que estabelecia uma cota de 10% para mulheres. A partir de um entendimento com o STF, o ingresso de aprovados ficou restrito às notas obtidas pelos candidatos, independentemente do quesito gênero.

Candidato a soldado da PM é preso com mandado de prisão em aberto — Foto: Reprodução/TV Globo

Como foi a prova

Nesta 1ª fase, foram 50 questões de múltipla escolha divididas em língua portuguesa; matemática básica; noções de direitos humanos; noções de direito administrativo e legislação aplicada à PM; e noções de direito penal e processual penal. Passa à 2ª etapa quem acertar pelo menos 30 perguntas e pontuar em todas as disciplinas.

A segunda etapa será no dia 7 de julho próximo com prova escrita discursiva – redação. Nessa prova, será avaliada na escala de 0 a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.

Após as duas provas de exame intelectual, os aprovados estarão aptos a participar de 7 etapas seguintes, estas a cargo da Diretoria de Recrutamento e Seleção da SEPM: preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso; exame antropométrico; Teste de Aptidão Física (TAF); exame psicológico; exames médicos; exame social e toxicológico; e avaliação documental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *