Fila Zero avança no atendimento à população de Japeri

Em mais uma etapa, o Hospital Rio Saúde realizou mais 24 procedimentos nesta segunda, (22)
 

Moradora do bairro Santa Terezinha, Fabiana Santos Nascimento, realizou nesta segunda-feira, (22), a cirurgia de laqueadura. A paciente que aguardava pelo procedimento há muitos anos, foi uma das 24 mulheres atendidas pelo Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas da Prefeitura de Japeri, em parceria com o Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias.  

“Sempre aguardei essa oportunidade. Já tenho dois filhos de 22 e 12 anos e quando surgiu a chance eu abracei”, disse tranquilizando outras mulheres que aguardavam o atendimento.  

A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, acompanhou a chegada das pacientes e os procedimentos que foram de laqueadura e histerectomia. Segundo ela, as pessoas ficavam 2, 3 ,4 e até 5 anos esperando por uma cirurgia dessa natureza.  

“Nosso propósito é atender e acabar com esse sofrimento. A saúde pública tem que ser atendida de forma diferenciada. Uma paciente que tem indicação de histerectomia, por exemplo, fica sofrendo com sangramentos e dores por muito tempo, isso precisa ter um fim. Por isso que sistematizamos nosso protocolo de atendimento, inauguramos o Complexo de Regulação, fizemos parcerias para a realização das cirurgias e estamos acabando com as filas das cirurgias eletivas”, disse a prefeita ao lado dos médicos, Ary Filho e Roberto Junior. 

Para o médico Ary, que já atuou em Japeri, atender a população da cidade é como uma volta para casa. “Eu trabalhei muito tempo na cidade. Hoje atender a essa população é um retorno há bons tempos da minha carreira. Um prazer em fazer parte desse projeto que dá a população de Japeri mais qualidade de vida”, relatou o ginecologista e obstetra. 

Já Roberto, que é anestesista, falou da grande gratificação em ver o SUS em sua plenitude. “O grande gargalo do Sistema Único de Saúde são as cirurgias que, em todo o país, tem filas gigantescas. Estar num projeto que zera essa fila é colocar o SUS em pleno funcionamento. Nos dá orgulho de fazer parte”, concluiu.  

As pacientes atendidas hoje na unidade do Rio Saúde foram levadas pela frota da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que saiu de Japeri antes do amanhecer e percorreu 11 bairros da cidade para buscar as pacientes em casa. “As quatro horas da manhã nossa equipe já estava distribuída por toda a cidade. As rotas foram, Transmontano, Ferroviária, Sião, Centro, Santa Terezinha, Pedra Lisa, Parque Amaro, Marajoara, Primavera, Jardim Delamare e Belo Horizonte”, disse o secretário executivo, José Carlos Thomaz, que responde pela coordenação do serviço.

 

Hospital Rio Saúde, acolhimento e cuidado no atendimento à população 

O Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias, abriu mais uma vez suas portas para o atendimento à população japeriense. Foi nesta segunda-feira, (22), em mais uma etapa do 

Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas. O programa, que já atendeu mais de 800 pacientes em diversas modalidades cirúrgicas, realizou, desta vez, 24 cirurgias de laqueadura e histerectomia.  

Para o presidente do Hospital Rio Saúde, João Luiz Ribeiro, já está provado a excelência da parceria entre a gestão municipal de Japeri e a unidade. “Começamos em meados do ano passado e olha o quanto já caminhamos. São mais de 800 pessoas atendidas que vão viver com uma qualidade de vida melhor. Nós aqui do Rio Saúde atuamos com amor. É uma honra poder servir ao povo de Japeri”, relatou recebendo um abraço da prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, que agradeceu por toda a dedicação da equipe no trabalho assistencial a população de Japeri.  

“Sou muito grata pela nossa parceria, pelo cuidado com o meu povo, pelo carinho e assistência com esses mais de 800 japerienses que passaram por aqui”, finalizou a prefeita.  

A enfermeira Bárbara Elisa, que recebeu os pacientes após a admissão, disse que toda a equipe é preparada para um acolhimento que vai desde a entrada na unidade até a alta. “Realizamos a admissão, o acolhimento, a triagem e a anamnese sempre prezando a organização e o atendimento humanizado. Preparamos e encaminhamos para a cirurgia e recebemos eles logo depois dos procedimentos. Todos nós, enfermeiros, técnicos e equipe multidisciplinar realizam a assistência individualizada visando o melhor atendimento dos nossos pacientes”, destacou a profissional.  

 

O Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas 

O Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas é uma iniciativa da gestão municipal que visa acabar com a espera dos pacientes para cirurgias eletivas em diversas áreas, como oftalmologia, ginecologia, urologia, ortopedia entre outras. 

A primeira etapa aconteceu em setembro com o mutirão da catarata e na ocasião 100 pacientes foram levados ao Hospital Rio Saúde de Caxias para o procedimento oftalmológico. E desde então já são mais de 800 pacientes atendidos e cerca de mil procedimentos realizados.  

O Centro Municipal de Regulação (CMR), que fica no Centro Municipal de Especialidades (Cemes) de Engenheiro Pedreira, realiza os contatos para convocação dos pacientes inseridos no Sistema Estadual de Regulação (SER) de acordo com o cronograma de cirurgias. 

A Prefeitura também faz parte do Programa Opera RJ da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro  (Ses/RJ) pelo convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), parceiro nas cirurgias de laqueadura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *