20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Festival do Aipim em Serra da Cruz segue até domingo , em Macaé

A 12ª edição do Festival de Aipim, em Serra da Cruz, região serrana do município, acontece até domingo (9). O evento, que começou na ultima sexta-feira (7) com apoio da Prefeitura de Macaé, superou as expectativas da Associação dos Moradores de Serra da Cruz (Aprusc). O objetivo dos organizadores é fomentar o turismo e a produção agrícola na serra.

“A primeira noite superou as expectativas, com um público familiar. Tem mais de 10 anos que não acontecia essa festa em Serra da Cruz, uma tradição que começou em 1998. Tudo começou com meu pai e uma amiga dele na época”, frisou Marianna Alves, da comissão de organização da festa.

No ultimo sábado  (8), a programação contou barracas, brinquedos infantis, chegada da Aranhada (carros estilizados usados para trilhas), pau-de-sebo, Ação entre Amigos. A partir das 22h será a vez dos shows de Érica Carvalho e As Florroseiras.

Para o presidente da Aprusc, Edson Braga, o festival é uma oportunidade de fomentar o retorno da agricultura do aipim em Serra da Cruz e, também, o turismo. “A proposta era trazer de volta essa cultura há dois anos, porém, as condições climáticas não permitiram. Esse é apenas o primeiro projeto para a região, pois a ideia é trabalharmos, ainda, o turismo rural e de aventura e o ecoturismo”, destacou Edson.

Fernando Antônio Salgado de Moraes é produtor rural há 19 anos em Serra da Cruz. Ele e mais seis irmãos vivem na localidade desde 1954 e produzem aipim, banana, cana de açúcar e abacaxi. “É muito bom ter a volta dessa festa. Além de fomentar a nossa produção traz diversão para todas as famílias”, disse.

E a festa foi aprovada pelas famílias de Jardel Vicente, 38 anos, e Sérgio Cavalcante, 54 anos, que estavam com as esposas e filhos. “O retorno do turismo na serra é muito importante para moradores e turistas que gostam de curtir a região. O clima é muito agradável e a culinária do aipim também”, acrescentou Jardel.

Neste domingo (9), último dia do festival, a programação terá início às 10h, com a abertura das barracas e dos brinquedos infantis e, às 12h, será realizado o concurso de pratos típicos tendo como base o aipim, com a premiação das melhores receitas. A partir das 15h, terá show de Rita Moreira e, às 17h, será o encerramento do evento.

O evento tem apoio das Secretarias de Turismo, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Saúde, Serviços Públicos, Agroeconomia e Interior.

Xll Festa do Aipim. Serra da Cruz, Macaé/RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *