22 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Famílias do Conjunto Habitacional Carmen Portinho, em Areal, ganham geladeiras eficientes

Parceria da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social com a Enel beneficiou 35 famílias arealenses, que receberam novos modelos de refrigeradores nesta terça-feira (11/06)

A Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehis) e a Enel Distribuição Rio contemplaram, nesta terça-feira (11/8), 35 famílias do Conjunto Habitacional Carmem Portinho, em Areal, com geladeiras novas. Graças a parceria, os moradores puderam entregar seu eletrodoméstico antigo e receber um modelo mais eficiente, de menor consumo de energia elétrica.

“O trabalho da Sehis não termina quando as obras são concluídas e as moradias são entregues aos cidadãos. O acompanhamento da população é contínuo. E é por isso que as equipes da secretaria retornaram ao Conjunto Carmen Portinho com a Enel para contemplar dezenas de moradores com geladeiras novas” – destaca o secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.

A ação faz parte do programa Enel Compartilha Eficiência, que promove substituição de refrigeradores para clientes da distribuidora de diferentes municípios. As geladeiras entregues pela Enel têm selo Procel de economia de energia e podem consumir até 70% menos do que modelos antigos. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o consumo médio de 90kWh/ mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kWh/hora/ mês.

Segundo o especialista de Sustentabilidade da Enel Distribuição Rio, Alexandre Cardoso, a troca das geladeiras será importante para o orçamento familiar dos moradores. “Esses refrigeradores proporcionam uma grande eficiência energética e auxiliam na redução do consumo de energia” – explica.

Moradores satisfeitos

A dona de casa Vanda Pontes Silva não escondeu a alegria com a chegada da geladeira eficiente. “Estou muito feliz com a chance de desfrutar desse dia maravilhoso! Ganhar uma geladeira nova é muito gratificante e eu só posso agradecer a todos que contribuíram para que esse presente pudesse chegar até às nossas casas. Sem contar que essa economia de energia vai ser muito importante para o bolso de quem vive aqui no Carmem Portinho ” – comemora.

Assim como na primeira fase do programa, que entregou 50 geladeiras aos moradores do conjunto, a iniciativa desta terça-feira, que contou com a participação do prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, levou em consideração os critérios de maior vulnerabilidade social para definir as famílias beneficiadas.

Conjunto Carmen Portinho foi entregue pela Sehis

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social, entregou as chaves das 153 moradias do Conjunto Habitacional Carmen Portinho em agosto de 2023, beneficiando famílias que ficaram desabrigadas em virtude das chuvas na Região Serrana de 2011.

Cada unidade habitacional conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com tanque na parte externa. No condomínio há ainda um parque infantil e espaço de convivência para os moradores.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *