F1: Hamilton encerra maior jejum de pódios da carreira
238 dias após a segunda colocação no GP do México de 2023, Lewis Hamilton voltou a subir no pódio da Fórmula 1. Terceiro no Grande Prêmio da Espanha de F1 2024, realizado neste domingo, o heptacampeão mundial encerrou o pior jejum da carreira sem pódios. Ao todo, foram doze corridas fora do top-3, marca que superou a sequência de dez provas entre 2008 e 2009.
A temporada de 2024 de Lewis Hamilton já contou com um abandono, sete derrotas para o companheiro de equipe, George Russell, e muitas lamentações. Pela primeira vez no ano, o nome do heptacampeão e o pódio tiveram um final feliz.
Hamilton foi superado por Russell já na largada. O jovem piloto da Mercedes subiu para a primeira colocação, mas foi ultrapassado por Max Verstappen na terceira volta. Atrás do holandês e de Lando Norris, a estratégia de pneus levou os companheiros de equipe à briga pela terceira colocação.
Na segunda troca de pneus, George Russell parou antes e colocou os pneus duros. Algumas voltas depois, Lewis Hamilton também foi chamado aos boxes, mas foi de compostos macios, mais rápidos que os do companheiro. A ultrapassagem foi inevitável, e o heptacampeão mundial da F1 chegou ao primeiro pódio em doze corridas.
– Depois de um começo ruim, recuperar e voltar ao P3 é um trabalho muito bom. Estou muito feliz. Este é o melhor fim de semana que tive durante todo o ano, e por muito, muito tempo, cerca de 15 corridas. É bom estar de volta, é bom ter batalhas como as de hoje – disse.
A última presença de Hamilton no pódio antes da corrida deste domingo foi no Grande Prêmio do México de 2023, quando terminou na segunda colocação. De lá até o GP da Espanha, foram doze corridas fora do top-3 para Lewis, a pior marca da carreira.
Os números superam o jejum de pódios entre o GP do Brasil de 2008 – que deu o primeiro título mundial ao britânico – e o GP da Alemanha de 2009. Na ocasião, foram dez corridas seguidas sem um pódio, que chegou no GP da Hungria de 2009 com a décima vitória da carreira de Lewis Hamilton.
A marca foi superada no GP de Mônaco de 2024, quando Hamilton adotou um tom misterioso e disse que não superaria o companheiro de equipe na temporada. Na etapa seguinte, no Canadá, Lewis perdeu a chance de subir ao pódio na troca de pneus perto do fim, quando a Mercedes deu pneus mais rápidos para George Russell. O heptacampeão mundial afirmou que aquela foi “uma das piores corridas” que já teve.
– Estamos lentamente nos aproximando. No ano passado, fomos muito rápidos aqui, então é preciso encarar isso com cautela, mas obviamente nas últimas corridas fomos relativamente competitivos. Está começando a ficar mais agradável de dirigir.
A próxima etapa da F1 2024 será o GP da Áustria, no Circuito RB Ring, no dia 30 de junho, às 10h. A prova é válida como a 11ª etapa da temporada.