14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Evento mobiliza sociedade riostrense em torno do combate à violência contra idosos

Ação levou arte e informações de proteção e marca o 15 de junho, Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, cerca de 80 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligado à Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, participaram de um evento de conscientização, na Praça José Pereira, no Centro. A iniciativa faz parte do “Junho Violeta”, uma campanha que busca conscientizar sobre a violência contra a pessoa idosa.

Os idosos participaram de alongamentos, exercícios físicos e cantaram juntos no coral. Em seguida, eles se uniram à equipe técnica da Assistência Social para distribuir panfletos e compartilhar informações sobre os diferentes tipos de violência que os idosos enfrentam.

Durante o mês de junho, foram realizadas diversas atividades nos Centros de Referência de Assistência Social, incluindo rodas de conversa e grupos reflexivos, para discutir a violência contra os idosos.

Adelucineia Souza Ribeiro, uma das idosas presentes, relatou: “Eu sei que hoje em dia convivemos com muitas violências porque nos tiram nossos direitos diariamente, seja na fila de um mercado, dentro do transporte público ou até mesmo quando acham que não podemos dar opinião para as coisas”.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho, sábado, foi estabelecido pela ONU em 2011 para chamar a atenção da sociedade para os preconceitos e abusos sofridos pelos idosos e para promover o respeito e a garantia de seus direitos.

A secretária de Assistência Social, Rosimara Valadares, destacou a importância de proteger os idosos para garantir um envelhecimento digno. “É preciso cuidar dos idosos para que tenham um envelhecimento saudável, seguro e com todos os seus direitos garantidos. A ação na praça visa sensibilizar a sociedade para a prevenção e proteção das pessoas idosas”.

As formas de agressão mais comuns contra os idosos incluem violência física, psicológica, negligência, abuso financeiro, violência sexual e abandono.

DENÚNCIAS – Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, um serviço gratuito e confidencial disponível 24 horas por dia, coordenado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Para mais informações sobre o “Junho Violeta”, acesse www.riodasostras.rj.gov.br/junhovioleta ou ligue para (22) 2771-8942. O evento tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *