Estado lança projeto itinerante para levar desenvolvimento a cidades fluminenses

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro inicia este mês um novo projeto de atendimento aos empreendedores e gestores públicos fluminenses: o Codin Incentiva, que levará a estrutura técnica especializada da Companhia a municípios do estado, para apresentar oportunidades de negócios no território fluminense, serviços e esclarecer dúvidas. A primeira cidade a ser visitada será Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, nos dias 15 e 16 de maio. O público de toda a região poderá participar da programação, que acontecerá no auditório JR Contabilidade, na Rua Nelson Viana 652, Centro de Três Rios.

– O Rio de Janeiro é um estado com as mais diversificadas oportunidades de negócios e o Codin Incentiva vai ao encontro do empreendedor para apresentá-las e tornar mais fácil a vida de quem deseja abrir o seu negócio aqui. Incentivando e fortalecendo o empreendedorismo, atrairemos mais investimentos para o nosso estado e, como resultado, teremos mais empregos e renda para a população fluminense – destaca o governador Cláudio Castro.

Cada cidade terá uma programação especial, montada de acordo com as vocações econômicas locais e dirigida a empresários e gestores públicos da região. As áreas percorridas serão escolhidas por meio de uma avaliação técnica, integrada ao banco de dados da Codin. O evento será levado a um município do estado a cada mês, incluirá dois dias de trabalho, e será direcionado a esclarecer e informar empreendedores sobre as oportunidades existentes em cada região, visando à captação de novos empreendimentos, além de relatar o andamento de processos. Até agosto deste ano, o Codin Incentiva será levado a quatro municípios: Três Rios, Queimados, Itaperuna e São João da Barra.

– Esse projeto será uma oportunidade para transmitir nossas metodologias, os critérios que avaliamos nos pedidos das empresas por incentivos fiscais, e também para enfatizar a transparência com que trabalhamos. Lançaremos o projeto em Três Rios, cidade que tem forte tradição empreendedora, e contamos com a participação de empresários e gestores públicos de toda a região – explica o presidente da Codin, Fábio Picanço.

O Codin Incentiva foi inspirado no programa Desenvolve RJ, criado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Farah, para ajudar as cidades fluminenses a encontrarem caminhos para o crescimento econômico.

– A Codin é a porta de entrada para os investidores no estado. Levar a equipe especializada da Companhia até os empreendedores das diversas regiões fluminenses amplia o apoio logístico que já é oferecido na sede da instituição e em seus canais de comunicação. São serviços que, em 2023, fizeram aumentar em 33% o número de empresas industriais interessadas em se instalar no Estado do Rio, em comparação com 2022 – afirmou Farah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *