8 de julho de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Equipe multidisciplinar vai para o centro de Belford Roxo fazer abordagem social noturna

Pessoas em situação de rua, em horário noturno, foram abordadas por uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo, através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Setor de Gestão da Proteção Social Especial, em parceria com o Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho teve a participação de Assistentes Sociais, Educadores Sociais, médico e enfermeiras e aconteceu, no último dia 17, centro da Cidade, na Praça Eliaquim Batista, em frente à Estação Ferroviária e arredores, das 18h às 20h

Condições de vulnerabilidade

“É preciso acabar com o estigma de que a pessoa em situação de rua é um bandido que está ali para nos atacar ou roubar. Todo ser em condições de vulnerabilidade necessita de acolhimento, atenção, assistência e encaminhamento”, afirma o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos.

A coordenadora do Centro Pop, Karine Viana, disse que a escolha de realizar a ação no centro do município é em decorrência da incidência de pessoas em situação de rua naquele trecho. “Realizamos abordagem Social especializada, onde localizamos pessoas em situação de rua, conversamos com elas com o objetivo de escutarmos as demandas, apresentar os serviços do Centro Pop e encaminhá-las para o equipamento para receberem atendimento técnico especializado e atender as demandas que necessitam”, explicou.

Encaminhamento para consultas

A abordagem também ofereceu orientações sobre saúde, atendimentos pontuais e encaminhamentos para consultas nas unidades de saúde da prefeitura. Segundo informações de pesquisas realizadas pelos profissionais que atuam no Centro Pop, a maioria das pessoas em situação de rua é desempregada, tem conflitos familiares e faz uso abusivo de álcool e drogas.

A próxima abordagem social noturna será no mês de Julho, na Praça do bairro Heliópolis. “Recebemos informações de que lá tem um grupo em situação de rua. Já realizamos o mapeamento do período da manhã e identificamos os locais de maior presença. Agora estamos realizando essas abordagens noturnas que são de extrema importância social”, disse Karine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *