Em Portugal, deputado pleiteia uso único do CPF para controle de atendimentos na saúde

Durante a viagem em que acompanhou o presidente Lula (PT) a Portugal para a entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque, o deputado Júlio Lopes (PP), trocou um dedo de prosa com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre as dificuldades do cidadão em acessar os serviços de saúde nas redes estadual, municipal e federal.

O parlamentar pleiteou o uso único do número do CPF do cidadão para esse fim, em que seria possível o controle através de um prontuário único de toda sua atividade junto aos serviços de saúde, como consultas, exames e demais procedimentos.

“O Sistema Único de Saúde (SUS), maior sistema de saúde do mundo, utiliza hoje um número analógico e sequencial que não obedece às necessidades; por isso creio que substituí-lo pelo o número do CPF seria uma forma de agilizar o atendimento, além de gerar enorme economia para o sistema que poderia ser revertida para a própria saúde”, afirmou o deputado.

A ministra foi simpática ao pedido, já que existem leis e decretos que determinam que todo o cadastro público brasileiro tenha somente o CPF como o único número para a identificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *