20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Em 2023, Mamógrafo Móvel realizou mais de 20 mil exames de prevenção ao câncer de mama

O Mamógrafo Móvel, equipamento da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) que garante o acesso ao diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama, realizou este ano 22.290 exames, sendo 13.472 de mamografia e 8.818 de ultrassonografia. Ao todo, 23 municípios fluminenses de sete regiões diferentes do estado (Baixada Litorânea, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba, Metropolitana 1 e 2, Norte e Noroeste) receberam a unidade itinerante, além de sete bairros do Rio de Janeiro (Bangu, Centro, Complexo do Alemão, Gardênia Azul, Ilha do Governador, Manguinhos e Quintino).

Para a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, a iniciativa é fundamental para o diagnóstico precoce e evitar que novas pessoas sejam vítimas do câncer de mama.

– O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres no Brasil e é a principal causa de morte entre as mulheres no país. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde tem trabalhado para ampliar cada vez mais o acesso ao diagnóstico precoce, que pode salvar milhares de vidas – explica a secretária.

A iniciativa faz parte do eixo móvel do Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem Rio Imagem e visa apoiar os municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo tipo mais comum entre as mulheres, além de outras doenças que atingem a população feminina.

No dia em que estiverem agendadas, as pacientes devem levar um documento oficial de identidade e, caso possuam, o cartão do SUS. Para realizar os exames de ultra e mamografia, é necessário apresentar pedido médico, independentemente da idade da paciente.

Os resultados das ultrassonografias são disponibilizados imediatamente após os exames. Já os laudos das mamografias serão entregues em até 15 dias úteis na Secretaria de Saúde do município.

Entre os municípios atendidos estão Armação dos Búzios, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duque de Caxias, Iguaba Grande, Itatiaia, Japeri, Magé, Maricá, Miguel Pereira, Nilópolis, Porciúncula, Rio das Flores, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São João de Meriti, Sapucaia, Saquarema, Silva Jardim, Três Rios, Valença e Vassouras. Uma das ações de maior destaque do Mamógrafo Móvel aconteceu em julho no bairro da Ilha do Governador, onde o equipamento realizou 290 mamografias e 118 ultrassonografias.

Além do Mamógrafo Móvel, a SES-RJ tem mamógrafos distribuídos pelas seguintes unidades: três no Rio Imagem Centro; um no Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema; um no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti; e dois no Centro de Imagem da Baixada, em Nova Iguaçu. Os equipamentos estão disponíveis para a realização de exames preventivos em mulheres. O Ministério da Saúde indica que o exame seja realizado de rotina a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *