Duque de Caxias começa a aplicar vacina atualizada contra a Covid-19 (XBB)

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou, na última terça-feira (28), a imunização com a dose atualizada da vacina contra a Covid-19 XBB (Moderna). Inicialmente a vacina será aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), todos os grupos prioritários e idosos. Devido ao número pequeno de doses recebidas, só estarão disponíveis no Centro Municipal de Saúde e nas seis Unidades Pré-Hospitalares da rede municipal.

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019.

Atualizar a vacinação da covid-19 contra a cepa predominante é fundamental para o controle dos indicadores da doença, assim como acontece anualmente com a gripe. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.

 

A vacinação acontece nas seguintes unidades:
* CMSDC – Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (Rua General Gurjão, s/n. – Centro) Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Sábado, das 8h às 16h.
* UPH Xerém – UPH Saracuruna – UPH Pilar – UPH Imbariê – UPH Equitativa – UPH Campos Elíseos. Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Sábado, das 8h às 12h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *