Diante de Zelensky, Lula condena a violação da integridade territorial da Ucrânia e uso da força

No G7, os dois ficaram frente a frente pela 1ª vez durante encontro para tratar da paz. Zelensky pediu reunião bilateral com Lula, mas ela não irá ocorrer por ‘incompatibilidade de agendas’.

Diante do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou neste domingo (21) a violação da integração territorial ucraniana e repudiou o “uso da força como meio de resolver disputas”.Os dois ficaram frente a frente pela primeira vez durante uma sessão de trabalho do G7 e países convidados da cúpula, no Japão, para discutir a paz. Zelensky chegou a pedir uma reunião bilateral com Lula, mas o encontro não irá acontecer por “incompatibilidade de agendas“.

Na mesa durante a sessão com os demais países, o brasileiro ficou entre o presidente americano Joe Biden e o premiê canadense Justin Trudeau. Bem em frente a ele estava o ucraniano, ladeado pelo indiano Narendra Modi e o sul-coreado Yoon Suk-yeol. Ao centro, estava o anfitrião do encontro, o japonês Fumio Kishida(Veja na foto acima.)

Em seu discurso, Lula afirmou que está em linha com a Carta das Nações Unidas e que o Brasil “repudia veementemente o uso da força como meio de resolver disputas. Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia”.

 

No encontro com o tema “Rumo a um Mundo Pacífico, Estável e Próspero”, Lula disse que “é preciso falar da paz. Nenhuma solução será duradoura se não for baseada no diálogo. Precisamos trabalhar para criar o espaço para negociações”.

Reunião bilateral

O brasileiro tinha se mostrado, inicialmente, resistente porque avaliava a conveniência de ter o encontro pois o Brasil quer manter um posicionamento de neutralidade em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Segundo o governo brasileiro, a possibilidade de uma reunião chegou a ser negociada e uma sala foi montada para o encontro, mas a reunião ficou de fora da agenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *