Dia Mundial de Meio Ambiente terá lançamento de projeto em Macaé

O Dia Mundial de Meio Ambiente, celebrado na próxima quarta-feira (5 de junho) terá o lançamento do projeto “Uma vida, uma árvore: Nasce uma Criança, planta-se uma árvore”. A iniciativa da Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria da Pronta Ação, em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, tem o objetivo de difundir e estimular a consciência sobre a preservação do meio ambiente por meio da doação de espécies nativas e exóticas aos casais que registrarem, nesta quarta-feira, o nascimento de um bebê em uma unidade hospitalar de Macaé.

Diante da celebração e homenagem, a equipe do projeto irá registrar o nascimento no Dia do Meio Ambiente e contemplar os responsáveis pelos recém nascidos com a entrega de mudas diversificadas, evidenciando assim a relevância da data. A entrega será com etiquetagem informando a espécie científica e popular. Na mesma etiqueta o casal irá citar dados como nome da criança, a data de nascimento, local onde nasceu e os nomes dos responsáveis. A proposta é que mediante o crescimento das mudas e das crianças, os familiares incentivem e participem de atividades de preservação do verde da cidade, se conscientizando da responsabilidade de também  manter e cuidar da Macaé arborizada

Segundo o coordenador da Pronta Ação, César Romero Guimarães, a coleta de informações de registros de nascituros se dará com parcerias estabelecidas pela Coordenadoria da Pronta Ação e unidades hospitalares situadas em Macaé. “A entrega das mudas aos responsáveis de nascituros observará regras sobre o plantio e normas de urbanismo vigentes. A família pode escolher o local do plantio”, ressaltou.

O coordenador da Pronta Ação frisou que o projeto será essencial para o presente e futuro. “É importante para o cidadão estar inserido no processo de relação sustentável primando pela redução de impactos e agressão ao meio ambiente, pois  é no espaço urbano que se dá a necessidade do equilíbrio e uma relação mais saudável com o Ambiente. Criem crianças correndo pelo jardim, mas jamais negue-as a liberdade de plantar árvores”, pontuou César Romero.

Dia do Meio Ambiente

Em Macaé, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia serão comemorados com o objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e criar debates e reflexões sobre questões ambientais e a tarefa de cuidar do planeta. No dia 5 de junho de 1972 teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, a Conferência de Estocolmo. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. A partir de então, a data consta do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Já o Dia da Ecologia também é celebrado em 5 de junho em homenagem à Conferência de Estocolmo. Inicialmente, essa conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais. Ao longo dos anos 80, o interesse pela ecologia e o equilíbrio natural se faz aumentar. Em 1992, outra grande conferência, a Rio-92, foi realizada no Rio de Janeiro para avaliar os avanços e envolver os governos e a população na preservação do meio-ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *