Detran.RJ participa da 5ª olimpíada dos motoristas, em parceria com Rio Ônibus e Sest Senat

No mês do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização pela segurança no trânsito, o Detran.RJ participou, nesta terça-feira (14/5), da 5ª edição da Olimpíada dos Motoristas, promovida em parceria com Rio Ônibus e Sest Senat, em Deodoro. A ação reuniu 30 motoristas de ônibus, divididos em duas etapas, para um programa de treinamento e palestras educativas. O objetivo é a conscientização e o reconhecimento da habilidade dos motoristas em prol da segurança viária.
Os motoristas assistiram uma palestra sobre educação emocional, participaram de atividade com os óculos que simulam os efeitos de álcool e drogas, fizeram um circuito com cones, para mostrar a perícia ao volante e, por fim, realizaram uma dinâmica com simulador. Eles foram avaliados ao fim de cada atividade realizada.
Davison Oliveira, de 23 anos, motorista da Viação Alpha, escolhido para participar da Olimpíada por conta da sua conduta exemplar no trânsito. disse que se preparou para alcançar uma boa colocação. “Meu colega de trabalho, que já participou da Olimpíada, me passou algumas dicas. Apesar de querer vencer, todas as atividades servem de aprendizado. Saio daqui ainda mais consciente e preparado”, disse ele.
“Uma grande parcela da população utiliza ônibus diariamente. Por isso, a necessidade de treinar e conscientizar os motoristas de coletivo, para promover um trânsito mais responsável e seguro”, ressalta o coordenador para Educação no Trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira.
Jorge Alves, motorista profissional há 27 anos, elogiou o evento: “Todas as dinâmicas foram proveitosas, mas a palestra sobre educação emocional mexeu muito comigo. Não podemos nos estressar com agressões verbais ou fechadas. Discutir no trânsito não nos levará a lugar nenhum”, destacou ele.
Os primeiros colocados, entre os motoristas que participaram da primeira e segunda etapas da Olimpíada, serão premiados em junho, em data a ser divulgada, reconhecendo o empenho e a excelência dos participantes na promoção da segurança viária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *