15 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Defesa Civil forma mais de 40 alunos em projeto educacional, em Mesquita

Cerimônia do projeto Defesa Civil Juvenil aconteceu na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no BNH, e ficou marcada pela entrega de certificados de conclusão e medalhas de homenagens

Na tarde da última terça-feira, dia 14 de novembro, 43 alunos obtiveram uma grande conquista. Eles participaram da cerimônia de formatura do projeto educacional “Defesa Civil Juvenil”, que prepara jovens estudantes para lidar com situações de emergência. A solenidade, com direito a entrega de certificados de conclusão e medalhas de homenagens, aconteceu na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no BNH.

A cerimônia foi iniciada com o hino nacional e todos os estudantes em forma, na quadra esportiva da unidade. Na parte do fundo, cadeiras foram posicionadas para os familiares e amigos dos jovens. Do lado oposto, outros lugares estavam reservados para autoridades, como os representantes das subsecretarias de Mesquita, da REDEC Baixada Fluminense, da Defesa Civil dos municípios de São João de Meriti e Japeri, entre outras.

Participaram do projeto alunos do 8º ano da própria Escola Municipal Presidente Castelo Branco, além da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, do Colégio Estadual Dom Pedro I e do Centro Educacional João Paulo. As aulas aconteciam duas vezes por semana, sempre às terças e quintas, em horários estratégicos para não prejudicar os estudantes na grade curricular escolar.

“Nesse projeto, eles têm a oportunidade de expandir os conhecimentos, porque oferecemos aulas extensivas. Abordamos assuntos que não costumam ser passados em sala de aula. Acredito que o que se aprende aqui é para se levar para a vida e pode ser fundamental em possíveis casos emergenciais”, detalha Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil de Mesquita.

Emoção e conquista

Durante as homenagens, alguns alunos foram chamados à frente. Entre eles, estava Davi Barbosa, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tirou uma ótima nota, obtendo a aprovação. “Estou muito feliz. Foi muito legal, porque aprendi muita coisa. Eu estava do lado de todos os meus amigos”, celebra a vitória, ao lado da mãe, que não conseguia conter as lágrimas de orgulho, e da diretora da escola, Daniele Domingos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, o projeto aborda ensinamentos sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, combate a princípio de incêndio, educação ambiental, cidadania e educação no trânsito, entre outros. Além disso, os alunos tiveram aulas práticas, como, por exemplo, sobre o manuseio dos diferentes tipos de extintores de incêndio.

“Estamos na nossa quinta formatura da Defesa Civil Juvenil e é com muita alegria que venho participando desse projeto. Temos uma equipe competente e dedicada no que faz. Também é importante lembrar da importância do trabalho integrado, principalmente entre as secretarias, para que possamos oferecer ainda mais conhecimento a esses jovens”, frisa o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *