Defesa Civil de Duque de Caxias informa pontos de apoio para a população

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, informa que as fortes chuvas que atingem o município, desde o início da tarde de sábado (13), provocaram alagamentos em vários pontos dos quatro distritos.

Algumas regiões foram mais afetadas devido às chuvas mais intensas. O índice pluviométrico ultrapassou os 100 mm em 24hrs e, devido à previsão de mais chuvas nas próximas horas, o município entrou em estágio de alerta. A Prefeitura ressalta que os índices pluviométricos seguem sendo monitorados.

Nas últimas horas foram registrados pontos de alagamentos na Vila Maria Helena, Xerém (Beira Rio), Pilar, Amapá, Campos Elíseos, Figueira, Santa Cruz da Serra e Vila Urussai, Lagunas e Dourados, que são regiões localizadas próximas a rios e canais, cujo o escoamento das aguas está sendo prejudicado pela maré alta.

A Defesa Civil também acionou 14 das 18 sirenes nos quatro distritos que alertam a população para os riscos de desabamentos e alagamentos.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, foram instalados pontos de apoios nas áreas mais afetadas para o atendimento à população:
📍Pontos de apoio
🔺Centro
Restaurante do Povo –
Rua frei Fidelis s/n(Vila Ideal adjacências)
🔺Saracuruna
Escola Municipal Olinda Bonturi Bolsonaro
Avenida General Nelson Mauro
🔺Pantanal
Igreja Cristã Evangélica Renovada (Panatanal)
Rua Marechal Dantas Barreto lote 1 quadra 47 – (ponto de referência ponto do CIEP Graciliano )
🔺Figueira
Escola Walter Russo –
Estrada Velha do Pilar, 50
🔺Pilar
CIEP 032 Cora Coralina –
Avenida Leonel de Moura Brizola km 12
🔺Jardim Vinte Cinco de Agosto
🚨Sede aberta para receber doações :
Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618 –

A Defesa Civil informa ainda que, em todos os locais afetados, foram deslocadas equipes para o socorro e atendimento aos moradores.

A Prefeitura de Duque de Caxias alerta a população para que evitem circular pelas vias e rodovias do município, pois o tráfego de veículos e os alagamentos com bolsões de água em vários pontos, acabam por dificultar a movimentação e a chegada das equipes de socorro aos locais mais afetados.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que até o momento não houve nenhum pedido de auxílio para resgate animal em decorrência das fortes chuvas que atingiu o município na madrugada deste domingo. As equipes de Proteção Animal e da Arborização estão sendo deslocadas para um dos pontos de apoio da Defesa Civil, no Bairro do Pilar, para auxiliar nas ocorrências de resgate animal e de árvores tombadas.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, reforça aos moradores das regiões consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro e liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *