Debate para prefeito de Duque de Caxias tem perguntas sobre educação, saúde e segurança pública; O candidato Netinho Reis (MDB) não compareceu
O debate promovido pelo g1 nesta quinta-feira (5) entre candidatos à Prefeitura de Duque de Caxias foi marcado por perguntas sobre saúde, educação, segurança e pela ausência do candidato Netinho Reis (MDB).
Celso do Alba (União), Wesley Teixeira (PSB) e Zito (PV) participaram do debate.
O g1 convidou candidatos a prefeito de partidos, coligações ou federações que contam com 5 ou mais representantes no Congresso Nacional (deputado federal ou senador), obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
As regras dos debates foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Globo no Rio de Janeiro.
Os candidatos debateram em 6 blocos de perguntas, com 3 de temas determinados (segurança pública, transporte e gestão) e 3 de tema livre. Após o último bloco, houve tempo para considerações finais.
Durante o encontro, os três candidatos fizeram ataques ao candidato ausente, Netinho Reis. Zito se referiu a ele como “forasteiro”, Wesley o chamou de “fujão” e Celso expressou curiosidade sobre a declaração de renda do candidato.
Educação
Os candidatos iniciaram o debate falando sobre educação. Wesley questionou Celso do Alba, presidente da Câmara Municipal de Caxias, sobre o longo período sem aumento salarial para os professores de Caxias. Ele afirmou que Alba poderia ter instaurado uma CPI sobre o tema e sobre o plano de carreiras para os profissionais de educação no legislativo caxiense. Wesley prometeu mais creches e escolas em tempo integral.
Alba afirmou que, se eleito, cumprirá todas as metas do Programa Nacional de Educação e melhorará a posição de Caxias no Ideb. Ele também prometeu creches em tempo integral.
Zito mencionou que, quando foi prefeito, melhorou o salário dos professores e que o município estava melhor posicionado no Ideb, prometendo retomar essas melhorias se for eleito.
Saúde
Sobre saúde, Wesley afirmou que é usuário dos serviços do SUS e disse que a saúde de Caxias está nas mãos dos vereadores, “que votam conforme a vontade do prefeito”. Ele criticou a necessidade de favores políticos para obter atendimento e prometeu criar um aplicativo onde o cidadão poderá ver sua posição na fila, definida pelos médicos. Ele também propôs que, se o cidadão não for atendido dentro de um prazo, terá um crédito para atendimento na rede particular.
Alba disse que algumas das propostas de Wesley são utópicas, argumentando que “o povo não tem nem internet” para usar o aplicativo. Ele afirmou que vai propor o projeto Médico Cidadão, que comprará horários vagos de especialistas da rede privada para resolver problemas das filas por serviços médicos. Alba também reconheceu que o atendimento na área de saúde em Caxias depende de fatores políticos e prometeu atacar esse problema se eleito.
Wesley respondeu que seus projetos são factíveis dentro do orçamento e voltou a questionar a atuação de Alba como presidente da Câmara de Caxias na fiscalização da saúde na cidade.
Zito propôs o projeto “Poupa Tempo da Saúde” para também diminuir as filas.
Segurança
Zito afirmou que usará a educação como ferramenta para reduzir o crime e a violência, além de melhorar as condições de trabalho da Guarda Municipal, trazendo a responsabilidade da segurança para a prefeitura.
Celso prometeu colocar o Centro de Comando e Controle em funcionamento, referindo-se ao projeto atual como um “elefante branco”. Ele também disse que terá um projeto para eliminar as barricadas nas comunidades de Caxias e contratar 400 policiais pelo regime Proeis.
Wesley afirmou que o governador Cláudio Castro é responsável pela segurança e é aliado da família Reis. Ele disse que, como prefeito, usará tecnologia para informar imediatamente as rotas de roubo de carros e localizar celulares roubados, como foi feito no Piauí. Wesley também mencionou que implementará o projeto Guardião Caxiense, para empregar jovens no monitoramento dos bairros.
Transporte
Sobre transportes, Alba disse que Zito empresários de ônibus tinham facilidade na gestão dele como prefeito, mesmo com o mau serviço prestado. O ex-prefeito respondeu que na verdade exigiu que eles asfaltassem pontos da cidade.
Zito também disse que, na sua época, apesar de uma arrecadação mais baixa da atual, implantou tarifa a domingos e feriados a R$ 1, que foi extinta por sucessores, assim como a presença de cobradores nos coletivos. Ele disse que a câmara, presidida por Alba, poderia ter fiscalizado o tema.
Alba respondeu dizendo que vai dar um “choque de ordem” no serviço de ônibus e que o setor terá livre concorrência, para que seja prestado um melhor serviço.
Empregabilidade e meio ambiente
Os candidatos também debateram sobre como vão gerar oportunidades de emprego e propostas para o meio ambiente,
Celso do Alba disse que, se eleito, vai implementar um “Balcão de emprego para jovens”. Wesley disse que metade de Caxias é uma zona rural e que é possível fazer programas para plantar e exportar comida barata, além de investir no comércio e cultura, para dar oportunidades.
Alba concordou e disse que o 4º distrito, o rural, é maior que os outros três juntos, mas no “mundo real” vai priorizar o balcão de empregos.
Sobre meio ambiente, Zito disse que vai combater o desmatamento irregular na cidade. Já Wesley disse que vai fazer uma gestão do lixo que vai gerar lucro com reciclagem, mas ponderou que não dá pra fazer isso com “velhos aliados” das gestões anteriores, empresários do lixo. Também disse que vai combater as enchentes.
Considerações finais
Wesley Teixeira – “Quero agradecer o g1. Quero agradecer aos candidatos adversários que compareceram. Isso fortalece a democracia, lamenta a ausência do fujão. Agradecer a todos aqueles que estão me apoiando, aos partidos. Pedir o voto nos nossos vereadores, que são vereadores da renovação. Chega das mesmas famílias de sempre, que há 30 anos estão no poder dessa cidade. A gente quer mudança e eu sou a única alternativa, por isso eu peço o seu voto. Wesley Teixeira, 40”.
Zito– “Queria usar esses 30 segundos, infelizmente não usei no início, porque não fui informado, mas não vem ao caso. Eu não posso deixar de falar como que o governo atual trata a nossa cidade e o povo é menos favorecido. Ele quer impor um forasteiro que não mora na cidade e agora mais ainda, um fujão. Não escolha porque nós vamos prejudicar a população. Muito obrigado”.
Celso do Alba – “Quero agradecer ao g1, agradecer aos candidatos que estão fortalecendo a democracia, dizer pra você que está aí me assistindo, eu sou o novo com experiência do Caxias. São três mandatos de vereador, presidente da Câmara por dois mandatos, pode ter certeza que eu vou fazer uma saúde de qualidade, uma educação, nós vamos elevar o topo do Ideb. Eu vou vou criar um balcão de empregos e eu vou cuidar das pessoas, vai dar certo, vai dar Celso do Alba 44”.