Crianças do Projeto Vilar Novo FC, da Rocinha, participam da Copa Satélite, em Goiás, com apoio do Governo do Rio
Jovens da Rocinha disputarão torneio de futebol em Caldas Novas, entre os dias 11 e 16 de outubro, reunindo times de várias regiões do Brasil
Os jovens atletas que participam do Projeto Vilar Novo Futebol Clube, que atende crianças e adolescentes da comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, terão a oportunidade de participar da Copa Satélite 2024. O torneio será realizado de 11 a 16 de outubro em Caldas Novas, Goiás, e contará com 11 categorias, reunindo times de várias regiões do Brasil. Os 54 atletas, de 13 a 17 anos, viajam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.
– A participação das crianças do Projeto Vilar Novo FC em uma competição de nível nacional como a Copa Satélite é um exemplo concreto de como o esporte pode transformar vidas. Nosso objetivo, por meio do apoio do Governo do Rio e da Lei de Incentivo ao Esporte, é proporcionar a esses jovens a oportunidade de sonhar e conquistar, dentro e fora dos campos, reforçando valores como disciplina, trabalho em equipe e superação – afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Os jogadores do Vilar Novo FC terão a chance de competir no Centro Esportivo Olímpico, além de outros campos da cidade, e mostrar suas habilidades em um cenário nacional. A participação no torneio marca um momento importante para o projeto social, que tem como missão promover a inclusão e a cidadania através do esporte, oferecendo oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
– Serão cinco dias em Caldas Novas, onde nossos jovens atletas terão a oportunidade de mostrar todo o talento que têm. Eles têm muitos sonhos e o Projeto Vilar Novo tem sido um caminho de revelar que existe um mundo inteiro de oportunidades além da Rocinha. Temos ex-alunos que trabalham até fora do Brasil – destacou Cristiane, uma das responsáveis pelo Projeto Vila Novo FC ao lado de Francisco de Lima Neta, o Cebola da Rocinha.
O apoio do Governo do Rio de Janeiro reafirma o compromisso com a promoção do esporte como ferramenta de transformação social, possibilitando que os jovens do projeto vivenciem a experiência de um torneio de alto nível e ampliem seus horizontes, tanto dentro como fora de campo. Além da competição, a cidade de Caldas Novas, famosa por suas águas termais, é um conhecido destino turístico, o que permitirá aos participantes uma imersão cultural durante o evento.