25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Cometa raro poderá ser visto em todo Hemisfério Sul em fevereiro

Em todo Hemisfério Sul será possível ver o cometa C/2022 E3 (ZTF) que tem uma coloração diferenciada, geralmente os cometas tem coloração branca mas este será verde.

O fenômeno da natureza poderá ser visto entre os dia 1º de fevereiro até o dia 10.

Em entrevista ao G1, Cássio Barbosa, astrônomo do centro universitário FEI, explicou que pra ser possível ver o cometa passar é preciso estar em um local bem escuro. Ele conta que o brilho será fraco e por conta da fase atual da lua, o brilho pode acabar atrapalhando. Para poder assistir de forma mais nítida, recomenda-se uso de binóculo.

Cássio também conta como eles chegam a fazer o cálculo pra saber quando o cometa da próximo ou se ele já tinha passado pela Terra. Segundo o astrônomo eles conseguem calcular quando o astro esta próximo ao sol e consegue fazer um cálculo ao contrário a partir da velocidade e da aceleração que o Sol fornece, assim, “voltando no tempo” pra saber que ele saiu a pelo menos 50 mil anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *