Com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias. OAB-DC abre inscrições para segunda edição de Festival Paraolímpico

Na última terça-feira (04), a 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Duque de Caxias (OAB-DC) –, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, lançou oficialmente a 2ª edição do Festival Paralímpico 2023 para crianças e adolescentes com deficiência. O lançamento ocorreu na sede da entidade, no bairro Jardim 25 de Agosto. Na ocasião, começaram a serem aceitas inscrições para o festival que, este ano, vai ocorrer em duas datas, no dia 20/05 e no dia 23/09, das 8h30 às 13h.

O festival é um encontro que promove a crianças com deficiência a possiblidade de experimentar modalidades esportivas de forma lúdica, sem competição entre elas. No evento desta terça destacou-se o sucesso da primeira edição na cidade, que colocou Duque de Caxias como o terceiro município do Brasil em atendimento de crianças com deficiência. “Temos cerca de 3.500 alunos com deficiência em nossa rede de escolas e creches. E todos os estabelecimentos de ensino que estamos construindo ou foram entregues recentemente já estão com acessibilidade, adequadas à inclusão”, afirmou a secretária de Educação, Iracema Costa.

O prefeito Wilson Reis, também presente à cerimônia, falou sobre a necessidade de disponibilizar cidadania a todos os duquecaxienses, destacando o esporte como uma das melhores formas de integração e autoconhecimento para as crianças, com ou sem deficiência. Ele ofereceu para a realização do festival o Grêmio Poliesportivo de Xérem, na Vila Santa Alice, um espaço maior e adequado para receber o público esperado para esta edição. No ano passado o evento teve 174 participantes. Este ano, com o festival ocorrendo em duas datas distintas, espera-se a presença de até 500 crianças e adolescentes com deficiência. Além disso, o evento ampliou para cinco a quantidade de modalidades esportivas oferecidas aos participantes: basquete adaptado, atletismo adaptado, bocha, vôlei sentado e artes maciais adaptadas (judô e jiu-jitsu).

Além do prefeito e da secretária de educação, representando o poder executivo, participaram da mesa de abertura da cerimônia Wagner Botelho, presidente da OAB-DC; Adriana Lima, coordenadora técnica do Festival; Gabriela Lopes, coordenadora dos professores do Festival e os atletas paralímpicos e medalhistas Anderson Lopes e Michel Pessanha. A inscrição para o festival pode ser feita pelo e-mail [email protected] , informando o nome e a idade da criança, além de um telefone para contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *