Clínica da Mulher de Itatiaia vai realizar campanha para arrecadar recipientes de vidro

A Clínica da Mulher e o Paismca (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente) de Itatiaia vão iniciar uma campanha para angariar frascos de vidro. Os recipientes serão usados para o acondicionamento do leite materno, para as mães em fase de aleitamento que desejarem realizar a doação.

 

A ação, de acordo com a enfermeira Lariane Maia Roque, Coordenadora da Clínica da Mulher e do Paismca, além de marcar no município a passagem do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que transcorrerá em 19 de maio, tem o objetivo de iniciar um movimento sobre doação de leite materno.

 

– Nossa proposta é trabalhar para ter a estrutura física ideal e, futuramente, buscarmos viabilizar a implementação de um posto de coleta. O material angariado será encaminhado para, após esterilização, ser utilizado na coleta do leite materno – explica.

 

Lariane adianta que os frascos de vidros são recipientes adequados para a coleta e armazenamento do leite materno. Segundo ela, trata-se de um material seguro, que suporta as altas temperaturas do processo de esterilização, além de ser reutilizável, higiênico e não alterar as propriedades do leite. “O vidro, preferencialmente de boca larga e com tampa de plástico, facilita a coleta e a limpeza, garantindo fechamento seguro e hermético, evitando contaminação”, conta.

 

A Coordenadora da Clínica da Mulher entende ser importante estimular as mulheres, durante o Pré-natal, sobre a importância da doação do leite materno, fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.

 

– Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. O leite humano é reconhecido como o melhor alimento para a criança porque atende as necessidades nutricionais e imunológicas – ressalta Lariane.

 

Para efetuar a doação, os interessados podem entregar os frascos diretamente na Clínica da Mulher Esther de Souza Viana, que funciona na Avenida dos Expedicionários, n° 175, no Centro. O horário de o atendimento é de 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *