Claudio Castro inaugura obras de reforma e ampliação em dois hospitais de Duque de Caxias

Unidade de Coleta de Sangue, que funcionará no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, será a primeira com gestão do Hemorio fora da capital

 

O governador Cláudio Castro inaugurou, neste sábado (25/05), obras de reforma e ampliação em dois hospitais de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As intervenções integram o conjunto de investimentos do Governo do Estado na Saúde do município da Baixada Fluminense que, entre 2021 e 2024, recebeu R$ 94 milhões em repasses.

No evento, Castro destacou a importância da parceria com a Prefeitura.

– É muito importante essa união entre os governos, investindo em conjunto e revertendo para a população os recursos que viabilizam os serviços que o cidadão precisa. Eu sempre falei que a saída para a área da Saúde não estava na Capital. Só a descentralização daria a verdadeira melhoria, mantendo bons hospitais perto de casa e é isso que estamos fazendo – disse Cláudio Castro.

25/05/2024 – O governador Cláudio Castro participa de inauguração de Novo Centro de Tratamento Intensivo Adulto com 16 leitos – Hospital Adão Pereira Nunes – Duque de Caxias – Fotos: Rafael Campos

 No Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, no Parque Beira Mar, foi entregue a Unidade de Coleta de Sangue, uma parceria do Hemorio com a prefeitura. O Estado do Rio possui 27 serviços coletores e a unidade de Duque de Caxias, no entanto, será a primeira com gestão do Hemorio fora da sua sede, que fica no Centro da capital, e atende à política estadual de descentralização da coleta, com a implantação de postos em outras regiões. Equipes de profissionais, equipamentos e insumos também serão fornecidos pelo Hemorio.

O objetivo é facilitar o deslocamento das pessoas que queiram doar sangue e, consequentemente, aumentar o número de doadores e de hemocomponentes (produtos que são gerados após o fracionamento da bolsa de sangue, como concentrado de hemácias ou plaquetas e plasma)

No ano de 2023, o Hemorio forneceu, regularmente e/ou em situação de emergência, hemocomponentes para 132 instituições de saúde presentes em 35 municípios do estado.  A área para coleta de sangue foi reformada pela Prefeitura de Caxias, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde, e terá capacidade para 40 doações por dia, aproximadamente mil por mês.

Além da Unidade de Coleta, Cláudio Castro inaugurou 10 leitos na Unidade de Pacientes Graves (UPG), 14 leitos na Sala Vermelha, além de novas salas de endoscopia e colonoscopia. O Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo já recebeu investimento estadual de R$ 20 milhões para as obras de reforma e ampliação.

A inauguração foi acompanhada pelo subsecretário de Atenção à Saúde, Caio Souza, o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, o deputado federal Gutemberg Reis e o deputado estadual Rosenverg Reis, entre outras autoridades.

Adão Pereira Nunes ganha novos leitos de CTI

Em seguida, o governador Cláudio Castro inaugurou as obras do novo Centro de Tratamento Intensivo Adulto do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, localizado no bairro Jardim Primavera. O setor passa a contar com 16 novos leitos, com infraestrutura moderna e equipamentos de última geração.

Desde a sua municipalização, em 2022, a unidade deu início a uma ampla reforma, com apoio do Governo do Estado. A população conta com um novo Centro de Imagens, aparelhos de alta tecnologia, enfermaria pediátrica com 48 leitos, clínica cirúrgica com 24 leitos de ortopedia e 41 leitos de enfermaria, clínica médica com 44 leitos, um novo centro cirúrgico, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e ambulatório. A maternidade, referência em partos de alto risco, ganhou um novo alojamento conjunto, com 11 enfermarias e 41 leitos.

Em março foram entregues as obras de ampliação da UTI Neonatal da unidade, que passou de 15 para 23 leitos, proporcionando abordagem mais adequada para atenção ao recém-nascido prematuro ou de baixo peso e, em

setembro de 2023, foi inaugurado o novo Centro de Traumatologia Major Enfermeiro Wagner Luiz Melo Bonin, com 32 novos leitos. Também em setembro de 2023, o Banco de Leite Humano Margareth Magalhães Costa e Silva foi totalmente reformado, adaptado e modernizado para atender melhor às necessidades e os serviços prestados aos pacientes.

O Adão Pereira Nunes é uma referência no atendimento de emergência, por conta de sua excelência nas áreas de neurocirurgia, cirurgia vascular, ortopédica e bucomaxilofacial, além da geral. Há dois anos, a unidade realizava, em média, 700 intervenções cirúrgicas por mês e, atualmente, faz cerca de 1.700. O serviço de cirurgia pediátrica é o único especializado na Baixada Fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *