Cláudio Castro entrega Centro de Referência em Atenção à Pessoa Idosa a moradores do Cesarão, Zona Oeste
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), inaugurou, nesta terça-feira (10/09), o Centro de Referência em Atenção à Pessoa Idosa (Crapi) no Cesarão, em Santa Cruz, Zona Oeste.
O projeto garante a execução de políticas sociais, de educação, esporte, saúde, entre outras, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.
– Estamos levando serviços fundamentais para o bem-estar da população de todas as regiões. Hoje foi a vez dos idosos da Zona Oeste, que merecem nossa atenção – afirmou o governador Cláudio Castro, ao lado da primeira-dama e presidente de honra do Rio Solidário, Analine Castro.
O centro, que passa a funcionar num espaço da Fundação Leão Xlll, conta com equipe multidisciplinar, à disposição para atender às variadas necessidades da população com 60 anos ou mais e também em processo de envelhecimento.
– O Crapi é um equipamento que tem a missão de atender aos idosos da região nas suas mais diversas necessidades. Com o crescimento da população com 60 anos ou mais, temos que ampliar as políticas voltadas para este público e o Crapi é uma delas, oferecendo promoção, proteção e defesa do direito da pessoa idosa – afirmou a superintendente da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco.
Esse é o segundo Crapi no estado: o primeiro foi inaugurado em maio, em Vassouras, na Região Centro-Sul Fluminense. Entre as atividades oferecidas estão apoio jurídico, aulas de educação física, dança, inclusão digital, realização de oficinas cognitivas e terapêuticas, fisioterapia, entre outros. A meta é atender 100 idosos por dia.
– Estamos capacitando servidores para melhor atender aos idosos do nosso estado, que já chegam a uma população de 3 milhões de pessoas em todo o estado – adiantou a secretária de Desenvolvimento Social, Rosangela Gomes.
As inscrições podem ser realizadas pelo link https://crapi.contato.org.br/ ou presencialmente no endereço Avenida Canal 1, s/n – Cesarão, Santa Cruz.
Moradores comemoram novo equipamento
Foi um dia de festa para os moradores do Cesarão e adjacências. Maria dos Milagres Rodrigues dos Santos, de 64 anos, disse que pretende fazer exercícios físicos e aulas de dança no local.
– Estamos muito felizes. Há anos esperávamos por esse projeto. Tomara que a própria comunidade ajude a preservar, a cuidar de tudo aqui – resumiu Maria.
Lenira da Silva, de 61 anos, iniciou um tratamento de coluna com a fisioterapeuta Mahara Cunha.
– Aprovei o atendimento logo no primeiro dia. Me senti acolhida – disse Lenira.