Centro de Assistência Jurídica da UFF Macaé funciona na Cidade Universitária

Quem precisar de auxílio jurídico gratuito pode solicitar o atendimento do Centro de Assistência Jurídica da UFF Macaé (Cajuff). O espaço, que funciona na Cidade Universitária, oferece atendimento para a população economicamente hipossuficiente (incapacidade financeira para custear as despesas relacionadas ao acesso à justiça). O local atua com ingresso e acompanhamento de ações judiciais nas Varas Cível, Direito de Família, Trabalhista e Penal em dias e horários específicos.

Para receber atendimento, o interessado deve comparecer ao setor munido  de documento com foto, comprovante de residência e de renda. Antes da consulta é realizada uma triagem. O atendimento é realizado por uma média de  35 alunos estagiários a  partir do 7º período do curso de Direito do campus UFF-Macaé e cerca de 20 residentes, bacharéis em Direito, que ingressaram através de processo seletivo. Eles recebem o suporte de professores orientadores especializados.

A atuação é considerada significativa. De acordo com o coordenador do Cajuff e professor orientador da área de Direito Penal, Hamilton Gonçalves Ferraz, o espaço é importante  na formação profissional dos estagiários  por aliar a prática à teoria. “O local também contribui na formação humanitária em função do contato com a população hipossuficiente e vulnerável, o que resulta na escuta ativa, acolhimento e atendimento aos que estão por situação de injustiça e violência fundamentada”, ressaltou.

Os atendidos recebem desde a consultoria até a assistência pré-processual e acompanhamento judicial, quando o processo é instaurado, até a sua conclusão.

Mais informações pelo e-mail da UFF: [email protected] ou pelos endereços eletrônicos das áreas; [email protected][email protected][email protected] [email protected] ou pelas redes sociais (facebook e instagram).

 

Vale lembrar que a Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros. O atendimento é realizado às segundas-feiras das 9h às 13h e das 14h às 18h; às terças-feiras das 18h às 22h; e às quintas-feiras das 14h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *