Castramóvel da Prefeitura de Pinheiral recebe Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural de Pinheiral (SEMADER), recebeu a visita da fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Giselle Martins, para uma vistoria do castramóvel, veículo que será utilizado pelo município para a realização de castrações gratuitas em animais, como cães e gatos. O objetivo da inspeção foi assegurar que todas as normas e regulamentações necessárias fossem cumpridas antes do início das operações na cidade, que está prevista para o próximo mês.

O castramóvel é equipado com instalações adequadas para cirurgias, incluindo salas de operação cirúrgica, materiais cirúrgicos e áreas de recuperação pós-operatória e desempenha um papel importante no controle da população animal, na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar animal.

A fiscalização contou também com as presenças do secretário da pasta, Fábio Nogueira, além do diretor de Departamento, Wilton Soares e o médico veterinário responsável técnico pelo castramóvel, Fabrício Silva.

Durante a vistoria, foram verificados diversos aspectos, desde a adequação das instalações do veículo até a qualificação dos profissionais responsáveis pelas intervenções cirúrgicas. Após iniciar os serviços, o intuito é castrar até 30 animais por semana em diferentes bairros.

O secretário da pasta, Fábio Nogueira, ressaltou a importância da inspeção realizada e enfatizou o compromisso da administração municipal em garantir que todas as normas e regulamentações sejam rigorosamente cumpridas antes de começar os serviços na cidade.

“O procedimento será simples e acessível para os proprietários interessados na castração. Eles poderão realizar o agendamento diretamente no local que será informado pela SEMADER que será próximo à sua localidade. Uma vez marcada a data, os proprietários poderão levar o animal ao ponto de encontro designado” ,disse o secretário.

De acordo com o diretor de Departamento, Wilton Soares, o castramóvel será de grande importância para o município, pois vai facilitar o acesso da população aos serviços, além de proporcionar conforto para os animais.

  “Serão disponibilizados 30 procedimentos cirúrgicos por semana e também atividades educativas envolvendo bem-estar, maus tratos e posse responsável. A castração vai nos ajudar a dar um equilíbrio na população animal, diminuindo o índice de abandono, maus-tratos, ninhadas indesejadas além de trazer inúmeros benefícios para a saúde do animal e prevenir agravos à saúde pública”, falou o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *