25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Caso Abin: Lula se reúne com indicado para comandar agência de inteligência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma reunião marcada nesta segunda-feira com Luiz Fernando Corrêa, indicado por ele para comandar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O encontro está previsto para ocorrer às 10h no Palácio do Planalto.

Corrêa é delegado aposentado da Polícia Federal (PF) e dirigiu a corporação entre 2007 e 2011, durante o segundo mandato de Lula na Presidência. Por isso, é considerado um nome de confiança do presidente.

Sua indicação para comandar a Abin foi enviada ao Senado no início de março. Corrêa ainda precisa passar por uma sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, que ainda não tem data para ocorrer. Também no início do mês, a agência foi transferida do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil.

A substituição no comando da Abin ocorre em meio à revelação, feita pelo GLOBO, de que a agência operou um sistema secreto de monitoramento da localização de cidadãos em todo o território nacional durante os três primeiros anos do governo Bolsonaro. A ferramenta permitia, sem qualquer protocolo oficial, monitorar os passos de até 10 mil proprietários de celulares a cada 12 meses.

Na semana passada, a PF abriu um inquérito para investigar o caso. Também serão realizadas apurações na Controladoria-Geral da União (CGU), na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *